Alimentos energéticos

publicidade

Os alimentos energéticos são aqueles que dão energia ao organismo como cereais, gorduras ou carne, por exemplo.

Os alimentos com gordura são aqueles que fornecem mais energia, pois dão ao organismo 9 calorias por cada grama e os alimentos ricos em carboidratos, como cereais e os ricos em proteína, como a carne ou peixe, fornecem 4 calorias por grama.

Além disso, o álcool também dá energia, fornecendo 7 calorias por grama, no entanto, o seu consumo deve ser evitado e, a água, vitaminas e minerais não fornecem calorias, mas facilitam as funções do organismos e, por isso, são considerados alimentos reguladores.

Desta forma, existem os alimentos energéticos, os reguladores e os construtores que em conjunto, ajudam ao equilíbrio do organismo, dando energia, prevenindo o surgimento de doenças, contribuindo para o crescimento e renovação dos tecidos e regulando todos os órgãos. Conheça as funções da alimentação em: Alimentação e Saúde.

Função dos alimentos energéticos

Os alimentos energéticos têm como função fornecer os carboidratos, gorduras e proteínas necessárias para o bom funcionamento do corpo e são ingeridos através da alimentação.

Os carboidratos funcionam como combustível para o organismo, como a massa e o arroz e as gorduras, também conhecidos por lípidos, além de darem energia, transportam vitaminas e protegem os órgãos vitais do corpo.

Além disso, as proteínas além de fornecerem energia ao organismo também ajudam a construir os tecidos do corpo. 

Lista de alimentos energéticos

Se segue uma lista de alguns exemplos de alimentos energéticos:

  • batata, arroz, massa, pão, cereais, aveia;
  • feijão, favas, lentilhas, ervilhas, milho, soja;
  • atum, sardinha, salmão;
  • ovo;
  • carne de frango, vaca, peru;
  • leite, iogurte, queijo;
  • álcool. 

No caso de atletas, por consumirem muita energia e necessitarem de maior resistência para o corpo suportar o desgaste físico, é importante que se siga uma dieta equilibrada com alimentos energéticos extras, que devem ser preparada e adaptada por um nutricionista.

Leia também:

publicidade
publicidade