Alimentos energéticos

publicidade

Os alimentos energéticos são aqueles que dão energia ao organismo como cereais, gorduras ou carne.

Os alimentos com gordura fornecem mais energia 9 calorias por cada grama e os alimentos ricos em carboidrato como cereais e aqueles que são ricos em proteína como a carne, peixe e ovo fornecem 4 calorias por grama. A água, vitaminas e minerais não fornecem calorias, mas facilitam as funções do organismos,e por isso são considerados alimentos reguladores.

Os alimentos podem assim ser divididos em alimentos energéticos, reguladores e construtores pois as proteínas além de fornecerem energia ao organismo também ajudam a construir os tecidos do corpo.

Lista de alimentos energéticos

Se segue uma lista de alguns exemplos de alimentos energéticos:

  • batata, arroz, massa, pão, cereais;
  • feijão, favas, lentilhas, ervilhas, milho, soja;
  • atum, sardinha, salmão;
  • ovo;
  • carne de frango, vaca, peru;
  • leite, iogurte, queijo;

No caso de atletas, por consumirem muita energia e necessitarem de maior resistência para o corpo suportar o desgaste físico, é importante que se siga uma dieta equilibrada com alimentos energéticos extras, que devem ser preparada e adaptada por um nutricionista.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 07/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.