Alimentos energéticos

publicidade

Os alimentos energéticos são aqueles que conferem mais disposição ao organismo, ideais para quem pratica algum esporte. Eles são, basicamente, as gorduras e os açúcares.

Alguns exemplos de alimentos energéticos de baixas calorias são:

  • Atum, sardinha, aspargos
  • Couve, pepino, vagem
  • Rabanete, abóbora, repolho
  • Molho, batata doce, berinjela
  • Leite, iogurte, laranja
  • Cenoura, tomate, morango
  • Gérmen de trigo, tofu, frango
  • Melão, mamão, abacaxi

Estes alimentos são ricos em carboidratos e fornecem o combustível que o corpo necessita. No caso de atletas, por consumirem muita energia e necessitarem de maior resistência para o corpo suportar o desgaste físico, é importante que se siga uma dieta equilibrada com energia extra, que deve ser preparada e adaptada por um nutricionista.

Função dos alimentos energéticos

O alimentos energéticos aumentam o metabolismo, diminuindo a fadiga. Um bom exemplo são os carboidratos, como pães, biscoitos ou macarrão.

Para as pessoas que têm um gasto energético muito grande em pouco tempo, como o atletas e dançarinas, o ideal é comer alguns alimentos energéticos cerca de 15 minutos antes de começar o esforço físico e ingerir novamente alimentos ricos em açúcar e proteína após o treino, para minimizar o desgaste muscular e melhorar a resistência.

Os alimentos energéticos fornecem, em média, 4 calorias por grama. A água, vitaminas e minerais não fornecem calorias, mas facilitam as funções do organismos, já os alimentos que são fontes destes nutrientes, como as frutas e verduras, são considerados alimentos reguladores.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 22/04/2014 Última data de atualização da página: 22/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.