Alimentos construtores

publicidade

Os alimentos construtores são, principalmente, carne, peixe e ovo porque são alimentos ricos em proteínas que são importantes na construção dos tecidos do organismo e, por isso, a função dos alimentos construtores é ajudar a construir os músculos, sangue e todos os órgãos do corpo.

Outros exemplos de alimentos construtores são:

  • leite, iogurte, queijo;
  • feijão, grão-de-bico, favas, lentilhas, ervilhas.

Esses alimentos também têm proteínas e são essenciais na infância e na adolescência para um crescimento saudável e devem fazer parte da alimentação de qualquer mulher grávida para ajudar na formação do bebê. Já na idade adulta, os alimentos construtores são responsáveis por renovar a pele, reparar fraturas ósseas e cicatrizar feridas.

Os alimentos podem ser divididos em alimentos construtores, reguladores e energéticos, tendo em consideração as funções que desempenham no organismo. Os alimentos reguladores são as frutas e legumes por serem ricos em vitaminas e minerais que ajudam a regular todas as funções do organismo e os alimentos energéticos são todos aqueles que fornecem energia ao organismo, como o arroz, massa, azeite ou manteiga, por exemplo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade