Alimentos Reguladores

publicidade

Os alimentos reguladores são basicamente alimentos de origem vegetal como frutas e verduras porque fornecerem ao organismo vitaminas, minerais, fibras e água que regulam o seu funcionamento. 

Lista de alimentos reguladores

Se segue uma lista de alimentos reguladores:

  • cenoura, tomate, beterraba, brócolis, abobrinha, pimentão, chuchu;
  • alface, couves, espinafres;
  • morango,  laranja, tangerina, abacaxi;
  • banana, abacate, uva, ameixa, caqui.

O nosso organismo necessita desses alimentos mas também são importantes os alimentos que dão energia e que ajudam a construir os tecidos do corpo e por isso os alimentos podem ser divididos em alimentos reguladores, construtores e energéticos.

Função dos Alimentos Reguladores

Os alimentos reguladores têm a função de manter o corpo e a pele bem hidratada, o intestino funcionando bem, sem apresentar prisão de ventre ou diarreia, o cabelo bem nutrido e brilhante, sem apresentar queda, assim como as unhas sem fungos e com bom crescimento e força.

É porque os alimentos reguladores são consumidos que os olhos ficam saudáveis, capazes de enxergar mesmo à noite e com pouca luz, e o sangue distribui corretamente água e demais nutrientes por todo o corpo, fazendo com que os músculos de todo o corpo recebam nutrientes para se manter em pé, capazes de fazer uma corrida ou apenas uma caminhada.

Além disso, é por causa das vitaminas e minerais presentes nos alimentos reguladores que as crianças crescem e se desenvolvem normalmente, podendo chegar à idade adulta com os seus órgãos reprodutores saudáveis e sem problemas na produção hormonal.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 07/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.