Tratamento para dor de ouvido

publicidade

Para o tratamento da dor de ouvido, recomenda-se o uso de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios em forma de gotas, xarope ou comprimidos, por 7, 10 ou 14 dias, dependendo da orientação do médico. Alguns exemplos de remédios para dor de ouvido são:

  • Cerumin
  • Otosynalar
  • Otomicina
  • Panotil

Como aplicar o remédio em gotas para o ouvido corretamente

Para aplicar as gotas no ouvido corretamente, deve-se ter o cuidado de:

  • Deitar o indivíduo com a orelha inflamada para cima
  • Puxar a orelha um pouquinho para trás
  • Pingar as gotas prescritas pelo médico
  • Tapar o ouvido com um pedacinho de algodão, para manter o medicamento dentro do ouvido, sem escorrer para fora

Em caso de otite nos dois ouvidos, tenha o mesmo cuidado dos dois lados.

O tratamento não visa unicamente aliviar os sintomas, mas a infecção que está por baixo, que ainda poderá estar ativa por alguns dias depois do desaparecimento dos sintomas. Por isso, o tratamento proposto pelo médico deve ser seguido até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

Tratamento caseiro para dor de ouvido

Um bom tratamento caseiro para a dor de ouvido é colocar uma toalha morna, aquecida com o ferro de passar roupa, no ouvido por alguns minutos. Coloque a toalha próxima da orelha inflamada e deite-se sobre ela, descansando um pouco. Mas é sempre importante uma consulta médica, pois, quando a dor de ouvido não é devidamente tratada, pode levar à surdez permanente.

Tratamento para dor de ouvido no bebê

O tratamento para a dor de ouvido no bebê deve ser feito com medicamentos receitados pelo médico. Colocar uma compressa quente no ouvido do bebê é uma forma de acalmá-lo e de aliviar a dor, podendo ser realizada várias vezes ao dia, especialmente antes de o bebê dormir.

A alimentação do bebê é muito importante e ele deverá ingerir muitos líquidos. Os pais devem ter o cuidado de preparar uma alimentação mais pastosa para facilitar a deglutição, pois, na maior parte das vezes, a dor de ouvido em bebês vem acompanhada de dor de garganta.

Prevenção da dor de ouvido

Como forma de prevenção da dor de ouvido, aconselha-se pingar 2 gotas de álcool a 70% em cada ouvido da criança ou do bebê, sempre que ele sair da água da piscina ou do mar. Essa dica é boa especialmente para aquelas crianças que já sofreram com mais de 3 quadros de dor de ouvido no mesmo ano.

Outras formas de prevenção da dor de ouvido no bebê é, quando ele for mamar, não posicioná-lo na posição horizontal, deixando a cabeça mais inclinada. Além disso, deve-se limpar muito bem as orelhinhas após cada banho, para evitar o acúmulo de água dentro do ouvido, o que facilitaria a proliferação de vírus, fungos ou bactérias.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 21/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.