Remédio caseiro para dor de ouvido

publicidade

Um ótimo remédio caseiro para acabar com a dor de ouvido é colocar um pedacinho de algodão molhado com azeite no ouvido.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas ou de azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 pedacinho de algodão

Modo de preparo

Esmague a cabeça de alho e coloque em uma colher, completando com azeite. Aqueça a colher no fogão e coloque algumas gotas em um pedacinho de algodão. Esprema, para retirar o excesso. Ainda com a temperatura morna, coloque esta bolinha de algodão dentro do ouvido, de forma que fique tapado, mas sem pressionar.

A temperatura morna diminui a dor e o óleo irá lubrificar a pele do canal auditivo, possivelmente inflamada. Já as propriedades medicinais do alho facilitam a regeneração tecidual, por ele ser um antimicrobiano natural.

Colocar este pedacinho de algodão também é uma ótima idéia para se proteger antes de entrar na piscina ou no mar, pois ele evita a entrada de água no ouvido, sendo especialmente indicado para quem sofre de otite de repetição.

Causas e tratamento para dor de ouvido

A dor de ouvido pode ser causada por entrar água no ouvido ou por uma complicação após uma gripe ou resfriado, quando a secreção se acumula no ouvido interno, por exemplo.

Se desconfia que a causa da dor de ouvido seja a presença de água dentro do pavilhão auricular. O que se pode fazer é virar o pescoço de lado, para o lado em que o ouvido dói, e dar alguns pulinhos num pé só, com a cabeça ainda pendida para o lado. Dessa forma, é provável que a água saia e a dor de ouvido seja curada.

Mas, se a dor de ouvido tiver qualquer outra causa, o remédio caseiro acima citado pode ser útil. Porém, se os sintomas da dor de ouvido persistirem ou se agravarem, recomenda-se uma consulta com um otorrinolaringologista.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 20/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.