Dor de ouvido

publicidade

A dor de ouvido é um sintoma muito comum que pode surgir em todas as idades. Normalmente ela tem diversas causas, mas pode ser aliviada com a ingestão de remédios analgésicos, como o Paracetamol.

Porém, quando o indivíduo sente dor de ouvido e cabeça, pode ser sinal de resfriado ou amigdalite. Assim, o paciente com dor de ouvido muito forte, ou com outros sintomas, deve consultar um otorrino para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Dor de ouvido na gravidez

A dor de ouvido na gravidez pode ser causada pelas alterações hormonais típicas desta fase que causam também zumbido nos ouvidos.

A dor de ouvido na gravidez pode ser causada por entrada de água no ouvido durante o duche, banho de piscina ou de mar ou devido à presença de muito catarro no nariz.

O tratamento para dor de ouvido na gravidez deve ser feito pelo médico obstetra, mas uma dica útil é colocar um paninho aquecido perto do ouvido e tomar um remédio analgésico sem receita, como o Paracetamol.

Dor de ouvido no bebê

A dor de ouvido no bebê é uma situação comum, pois têm menos defesas naturais e ficam mais propensas às infecções.

Pode-se suspeitar que o bebê está com dor de ouvido se ele apresentar os seguintes sintomas:

  • Choro fácil;
  • Choramingar quando se pressiona a região perto do ouvido;
  • Dificuldade para dormir;
  • Líquido que sai dos ouvidos;
  • Mau cheiro perto do ouvido;
  • Febre.

O tratamento para a dor de ouvido no bebê pode ser feito com a toma de remédios analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios ou antibióticos receitados pelo pediatra. Além de ser importante manter o nariz do bebê limpo para evitar o acúmulo de secreções no nariz e na garganta.

Tratamento para dor de ouvido

O tratamento para dor de ouvido é feito por um otorrino e inclui o uso de remédios analgésicos, como o Paracetamol, remédios anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, ou remédios antibióticos, como Ciprofloxacina ou Amoxicilina.

Além disso, um ótimo remédio caseiro para ajudar a curar a dor de ouvido é colocar uma bolsa de água morna na região, deixando-a atuar por cerca de meia hora. No caso dos bebê o ideal é passar uma fralda com o ferro de passar roupa e depois de morno, colocar perto do ouvido.

Dor de ouvido no avião

A dor de ouvido no avião geralmente é causada pela diferença de pressão que ocorre quando o avião está decolando ou aterrando.

O que se pode fazer para evitar a dor de ouvido no avião é mastigar chiclete ou bocejar, principalmente ao decolar e aterrizar. Já no caso do bebê, dar uma mamadeira de água ou colocar o bebê para mamar são boas formas de aliviar a dor de ouvido no avião.

Causas da dor de ouvido

As principais causas da dor de ouvido são:

  • Problemas nos dentes, como cárie ou gengivite;
  • Inflamação da garganta; Amigdalite; Gripe; Resfriado;
  • Problemas na articulação da mandíbula;
  • Diferenças de pressão; Presença de água no ouvido;
  • Lesão no ouvido, como tímpano rompido;
  • Objetos dentro do ouvido.

A melhor forma de identificar a causa da dor de ouvido é consultar um médico otorrino, que irá indicar o tratamento adequado.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 21/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.