Sintomas da falta de vitaminas do Complexo B

PUBLICIDADE

Alguns dos sintomas mais frequentes da falta de vitaminas do complexo B no organismo incluem cansaço fácil, irritabilidade, inflamação na boca e na língua, formigamento nos pés e dor de cabeça.

As vitaminas do complexo B servem para regular a produção de energia no organismo, manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, elas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

PUBLICIDADE

Veja a seguir os sintomas causados pela falta de cada vitamina do complexo B.

Vitamina B1 - Tiamina

A falta de vitamina B1, que também é chamada de tiamina, pode provocar sensação de formigamento no corpo, aumento dos batimentos cardíacos, falta de ar, fraqueza, inchaço nas pernas e nos pés, sonolência e falta de atenção e de memória.

Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como levedura de cerveja, gérmen de trigo e sementes de girassol. Veja a lista completa aqui.

Vitamina B2 - Riboflavina

A falta de vitamina B2, que também é chamada de riboflavina, causa vermelhidão e inflamação na língua, feridas nos cantos da boca e dos lábios, inflamação na boca, no nariz e na virilha, e conjuntivite.

A riboflavina pode ser encontrada em alimentos como fígado de boi, farelo de aveia e amêndoas. Veja outros alimentos aqui.

Sintomas da falta de vitaminas do Complexo B

Vitamina B3 - Niacina

A vitamina B3, também conhecida como niacina, quando está em falta no organismo causa sintomas de alergia na pele, feridas nas costas e nas mãos, falta de apetite, diarreia, enjoos, vômitos, perda de peso, língua vermelha e inflamada, demência e depressão.

Ela pode ser resposta na dieta com o aumento da ingestão de amendoim, frango, cavala e salmão. Veja mais alimentos aqui.

Vitamina B5 - Ácido pantotênico

A falta da vitamina B5 no organismo, que também é conhecida como ácido pantotênico, causa alergia na pele, formigamento e ardor nos pés, mal estar, enjoos, dor de cabeça, sonolência, cãibras no abdomen e gases.

Esse nutriente está presente em alimentos como farelo de trigo, abacate e sementes de girassol. Veja outros aqui.

Vitamina B6 - Piridoxina

Quando está em falta no organismo, a vitamina B6 pode causar sintomas como o aparecimento de feridas na pele ao redor dos olhos, do nariz e da boca, inflamação da boca e da língua e convulsões.

Para aumentar sua ingestão, deve-se consumir mais alimentos como banana, salmão e batata. Veja mais exemplos aqui.

Vitamina B7 - Biotina

A falta de biotina no organismo costuma provocar irritação e manchas na pele, conjuntivite, dor muscular, cansaço e aumento do açúcar no sangue.

A biotina está presente em alimentos como carnes, ovos e leite, sendo facilmente reposta através de uma dieta equilibrada. Veja outros aqui.

Vitamina B9 - Ácido Fólico

A vitamina B9, também chamada de ácido fólico, quando está em falta no organismo pode causar irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, falta de ar, tontura e palidez.

Ela está presente na alimentação em lentilhas, no espinafre e no feijão. Veja a lista completa aqui.

Vitamina B12 - Cobalamina

A deficiência de vitamina B12, também conhecida por cobalamina, provoca sintomas de cansaço, falta de energia e de concentração, formigamento nas pernas e tontura, principalmente ao levantar ou ao fazer esforços.

Ela pode ser encontrada em mariscos, fígado e salmão. Veja mais aqui.

Tratamento

O tratamento da falta dessas vitaminas é feito com o aumento da ingestão de alimentos fontes desses nutrientes e com o uso de suplementos vitamínicos, que devem ser recomendados pelo médico ou pelo nutricionista.

PUBLICIDADE