Alimentos ricos em Vitamina B12

publicidade

Os alimentos ricos em vitamina B12 são especialmente de origem animal como peixes, carnes, ovos, queijo e leite. Também está presente nos alimentos enriquecidos industrialmente e como suplemento injetável. A vitamina B12 serve para manter as células vermelhas do sangue saudáveis atuando na prevenção e no combate da anemia. 

Lista de alimentos ricos em vitamina B12

Alguns exemplos de alimentos fonte em vitamina B12 são:

Alimentos que contêm vitamina B12Peso (g)Quantidade de vitamina B12 (mcg)
Bife de fígado cozido100112
Mariscos no vapor10099
Ostras cozidas10027
Fígado de frango cozido10019
Coração cozido10014
Arenque cozido10010
Caranguejo cozido1009
Truta cozida1005
Salmão cozido1002,8

A vitamina B12 é absorvida no intestino e armazenada, principalmente, no fígado. Portanto o fígado pode ser considerado uma das principais fontes alimentares de vitamina B12.

Alimentos enriquecidos em vitamina B12

Os alimentos enriquecidos em vitamina B12 devem fornecer em 100 g do produto pronto para o consumo, no mínimo 15 a 30% da ingestão diária recomendável. Assim em 100g de um alimento enriquecido em vitamina B12 existem  0,36 a 0,72 mcg de vitamina B12.

Os alimentos enriquecidos com vitamina B12 podem ser:

  • cereais matinais;
  • produtos à base de soja, geralmente usados como alternativas do leite;
  • fórmulas infantis não lácteas à base de proteína de soja, para lactentes e de seguimento;
  • cereais para alimentação infantil;
  • achocolatados em pó;
  • creme de amendoim.

Os alimentos enriquecidos em vitamina B12 são especialmente aconselhados para vegetarianos porque não consomem produtos de origem animal que são as fontes alimentares de vitamina B12. 

Deficiência da vitamina B12

A deficiência da vitamina B12 é rara porque se deve geralmente a uma dieta deficiente nesta vitamina e as recomendações de ingestão diária de vitamina B12, que são 2,4 mcg, se atingem facilmente ingerindo uma posta de salmão de 100g e são largamente ultrapassadas por 100g de fígado de boi. ​​A carência da vitamina B12 é mais comum quando o paciente tem síndrome de má absorção, hipotiroidismo, baixa produção de ácido clorídrico pelo estômago e em pessoas com dietas estritamente vegetarianas.

Os níveis de vitamina B12 são avaliados num exame de sangue e se considera deficiência em vitamina B12 quando nesse exame os valores de vitamina B12 são inferiores a 150 pg/mL. 

Os sintomas iniciais da falta de vitamina B12 podem ser:

  • fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço;
  • a falta de concentração;
  • falhas de memória e de atenção;
  • formigamento nas pernas,

A deficiência em vitamina B12 prolongada origina a anemia perniciosa ou megaloblástica que também pode ocorrer devido à deficiência de ácido fólico. A falta destas vitaminas pode conduzir a alterações  na síntese do DNA, fazendo com que a medula óssea produza hemoglobinas imaturas e/ou com alterações morfológicas. No entanto a anemia por deficiência de ferro é mais comum e se chama de anemia ferropriva.

Excesso de vitamina B12

O excesso de vitamina B12 no organismo pode provocar pequenas alterações no baço, alteração dos linfócitos e aumento dos linfócitos, mas isto não é muito comum, pois a vitamina B12 é bem tolerada pelo organismo, mas isto pode ocorrer caso o indivíduo tome suplementos de vitamina B12 sem o acompanhamento médico.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 19/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.