Sintomas da Falta de Vitamina B6

A vitamina B6, também chamada de piridoxina, desempenha funções no organismo como proteger os neurônios e produzir neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso. Veja todas as funções aqui.

Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como carnes, salmão, leite, ovos, lentilha e espinafre, e sua deficiência provoca os seguintes sintomas no organismo:

  • Anemia;
  • Cansaço e sonolência;
  • Problemas no sistema nervoso, como confusão mental e depressão;
  • Dermatite e rachaduras nos cantos da boca;
  • Inchaço na língua;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico.
Sintomas da Falta de Vitamina B6

Em crianças, a deficiência de vitamina B6 causa também irritabilidade, problemas de audição e convulsões. Além disso, é importante lembrar que normalmente a deficiência nesta vitamina também vem acompanhada de falta nas vitaminas B12 e ácido fólico.

Fatores de risco

Em alguns casos o risco de deficiência em vitamina B6 no organismo é maior, como em pessoas com problemas renais, doença celíaca, doença de Crohn, úlceras no intestino, síndrome do intestino irritado, artrite reumatoide e em casos de consumo excessivo de álcool.

Excesso de Vitamina B6

O consumo excessivo de vitamina B6 é raro e normalmente ocorre devido ao uso de suplementos alimentares, podendo surgir sintomas como perda do controle dos movimentos corporais, náuseas, azia, sensibilidade à luz e feridas na pele. No entanto, esses sintomas melhoram com a suspensão do uso da suplementação vitamínica. Veja mais sobre o suplemente aqui.

Veja os alimentos ricos e todas as funções da vitamina B6.

Mais sobre este assunto: