13 remédios para infecção urinária (de farmácia e naturais)

Atualizado em fevereiro 2024

Os remédios para infecção urinária, como a nitrofurantoína, a escopolamina ou a metenamina e o cloreto de metiltionínio, ajudam a eliminar as bactérias causadoras da infecção e aliviar os sintomas como dor ou queimação ao urinar, vontade de urinar frequentemente ou sensação de peso na bexiga, por exemplo.

A infecção urinária é causada por bactérias do intestino, especialmente a Escherichia coli, que chegam ao sistema urinário, sendo mais comum nas mulheres, devido à proximidade entre a uretra e o ânus, levando ao surgimento dos sintomas. Saiba se tem uma infecção urinária, fazendo um teste online de sintomas.

Além dos remédios indicados pelo médico, alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas e complementar o tratamento médico, como o suco de arando ou o xarope de uva-ursina, pois têm ação diurética e anti-inflamatória, ajudando a aliviar os sintomas da infecção urinária. Confira algumas opções de chás para infecção urinária.

Imagem ilustrativa número 1

Remédios de farmácia para infecção urinária

Os principais remédios para infecção urinária que podem ser indicados pelo médico são:

1. Fosfomicina

A fosfomicina, ou fosfomicina trometamol, é um antibiótico indicado para o tratamento de curta duração da infecção urinária causada por bactérias, como cistite, síndrome uretrovesical ou uretrite, por exemplo.

Esse remédio age eliminando bactérias, como E.coli, Proteus, Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas ou Staphylococcus, aliviando os sintomas da infecção urinária, sendo encontrado com o nome comercial Monuril, vendido mediante apresentação de receita médica.

A dose normalmente recomendada da fosfomicina é de 1 sachê em dose única, ou 1 sachê a cada 24 horas, durante 2 dias, que deve ser tomada, com o estômago e a bexiga vazios, preferencialmente à noite, antes de deitar. Saiba como tomar a fosfomicina corretamente.

A fosfomicina não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos ou por pessoas que estejam fazendo hemodiálise, ou tenham insuficiência renal grave. Durante a gravidez só deve ser usada se recomendado pelo obstetra.

2. Nitrofurantoína

A nitrofurantoína é outro antibiótico indicado para o tratamento de infecções urinárias agudas ou crônicas, como cistite ou pielonefrite, por exemplo.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas de 100 mg, com os nomes comerciais Macrodantina ou Nitrofen, ou como genérico “nitrofurantoína”.

A dose normalmente recomendada da nitrofurantoína para adultos é de 1 cápsula de 100 mg, a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias, tomada após uma refeição, para evitar efeitos colaterais gastrointestinais. No caso do tratamento a longo prazo, a dose pode ser reduzida pelo médico. Veja como tomar a nitrofurantoína.

A nitrofurantoína não deve ser tomada por crianças com menos de 1 mês, nas últimas semanas da gestação (38-42 semanas), durante a amamentação e em alguns casos de insuficiência renal.

3. Ciprofloxacino

O ciprofloxacino, ou cloridrato de ciprofloxacino, é um antibiótico de amplo espectro da classe das fluorquinolonas indicado para o tratamento da infecções urinárias bacterianas, como cistite, uretrite gonocócica ou pielonefrite aguda.

Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos de 500 mg, como genérico “cloridrato de ciprofloxacino”, ou com os nomes comerciais Cipro, Proflox ou Foritus, vendido mediante apresentação de receita médica.

O ciprofloxacino deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, sendo que a dose normalmente recomendada varia de acordo com o tipo de infecção urinária. Saiba como tomar e posologia do ciprofloxacino.

O ciprofloxacino não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com histórico de problemas nos tendões causados pelo uso de fluoroquinolonas, ou que tenham miastenia gravis.

Outro antibiótico da classe da fluorquinolonas que pode ser indicado pelo médico é o levofloxacino. Veja para que serve e como tomar o levofloxacino.

4. Sulfametoxazol + trimetoprima

O sulfametoxazol + trimetoprima é outro antibiótico que pode ser indicado pelo médico para o tratamento de infecções urinárias, como cistites agudas e crônicas, pielonefrites, uretrites ou prostatites, por exemplo.

Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos ou suspensão oral, com o nome genérico sulfametoxazol + trimetoprima ou com os nomes comerciais Bactrim, Bactrim F, Subtrax, Benectrin ou Bacteracin.

As doses recomendadas do sulfametoxazol + trimetoprima para adultos varia de acordo com a quantidade das substâncias presentes no comprimido ou suspensão oral, e devem ser indicadas pelo médico. Veja como tomar o sulfametoxazol + trimetoprima.

O sulfametoxazol + trimetoprima não deve ser usado por recém nascidos com menos de 6 semanas, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com doenças no fígado ou rins, anemia ou em tratamento com varfarina ou dofetilida.

5. Cefalexina

A cefalexina é um antibiótico da classe das cefalosporinas indicado para o tratamento de infecções urinárias causadas por bactérias, como uretrite, cistite, pielite, anexite ou prostatite, por exemplo.

Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos, cápsulas ou suspensão oral, como genérico ou com os nomes comerciais Keflex ou Cefagel, e não deve ser usado por pessoas alérgicas às cefalosporinas ou penicilinas. Durante a gravidez deve ser usado somente se recomendado pelo obstetra.

As doses da cefalexina devem ser indicadas pelo médico, pois variam com a idade e o tipo de infecção urinária. Saiba como tomar a cefalexina.

Outro antibiótico da classe das cefalosporinas que pode ser indicado pelo médico para infecção urinária grave é a ceftriaxona, aplicada na veia no hospital.

6. Amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico que impede o crescimento bacteriano, podendo ser indicado no tratamento de infecções urinárias.

Esse medicamento deve ser comprado em farmácias mediante apresentação da receita médica e pode ser encontrado na forma de cápsulas ou comprimidos de 500 mg ou 875 mg. Além disso, pode ser também encontrado associado ao ácido clavulânico.

A amoxicilina não é indicada para pessoas com alergia às penicilinas ou a algum outro componente da fórmula. Além disso, não é indicado para pessoas com alterações nos rins ou em tratamento com outro medicamento.

Durante a gravidez ou amamentação, a amoxicilina só deve ser tomada se indicado pelo médico. 

Leia também: Grávida pode tomar amoxicilina? tuasaude.com/amoxicilina-na-gravidez

7. Escopolamina

A escopolamina, ou butilbrometo de escopolamina, é um antiespasmódico indicado para aliviar as contrações da musculatura e os espasmos das vias urinárias que causam dor e desconforto ao urinar.

Esse remédio pode ser encontrado contendo somente a escopolamina, com o nome Buscopan, ou contendo butilbrometo de escopolamina e dipirona, com o nome Buscopan Composto, tendo forte ação analgésica no alívio da dor causada pela infecção urinária. Veja como tomar o Buscopan simples e o Buscopan composto.

A escopolamina não deve ser usada por por crianças que estejam com diarreia aguda ou persistente, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham miastenia gravis, dilatação ou estreitamento do intestino, ou que sejam alérgicas à escopolamina, dipirona ou qualquer outro componente da fórmula.

8. Hiosciamina

A hiosciamina, ou bromidrato de hiosciamina, é outro antiespasmódico, normalmente encontrada em associação com outras substâncias como dipirona monoidratada, butilbrometo de escopolamina e metilbrometo de homatropina, indicado para aliviar a dor e do desconforto da infecção urinária.

Esse remédio pode ser encontrado com o nome comercial Tropinal na forma de comprimidos ou solução oral, e deve ser usado somente por adultos, se recomendado pelo médico.

O Tropinal não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham glaucoma, insuficiência hepática ou renal, problemas sanguíneos ou da medula óssea, síndrome de asma causada pelo uso de analgésicos, hipertrofia da próstata, deficiência genética de glicose-6-fosfato-desidrogenase, por exemplo.

9. Flavoxato

O flavoxato é um antiespasmódico indicado para aliviar a dor e a urgência para urinar, causados por infecções urinárias como cistite, prostatite, uretrite, uretrocistite ou uretrotrigonite.

Esse remédio pode ser encontrado com os nomes Urispás ou Genurin S, e deve ser usado com indicação médica. Saiba como tomar o flavoxato.

O flavoxato é contraindicado para crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham glaucoma, problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactose ou má absorção de glucose-galactose.

10. Fenazopiridina

A fenazopiridina, ou cloridrato de fenazopiridina, é um analgésico das vias urinárias indicado para aliviar a dor, a sensação de ardor ou o desconforto para urinar, causados por infecções urinárias.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de drágeas para uso oral, com os nomes comerciais Urovit ou Pyridium, e deve ser usado somente com indicação médica. Veja como tomar e posologia da fenazopiridina.

A fenazopiridina não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas, lactantes, ou por pessoas que tenham insuficiência renal ou hepática graves, ou deficiência da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD).

11. Metenamina e cloreto de metiltionínio

A metenamina e o cloreto de metiltionínio (Sepurin), é um antisséptico das vias urinárias, que também pode ajudar os sintomas como queimação ou dor ao urinar.

Além disso, esse remédio ajuda a evitar que a infecção piore e chegue nos rins ou bexiga, pois também tem ação antibacteriana, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário e a prevenir infecções recorrentes. Veja como tomar o Sepurin.

O Sepurin não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doenças no fígado, metemoglobinemia, alterações renais ou diabetes.

12. Cranberry

O cranberry, também conhecido como arando vermelho, é um suplemento que age impedindo a adesão das bactérias ao trato urinário, e promovendo a reconstituição de uma microflora intestinal equilibrada, criando um ambiente adverso ao desenvolvimento de infecções urinárias, sendo, por isso, muito útil como complemento ao tratamento ou para evitar recidivas. Conheça outros benefícios das cápsulas de cranberry.

13. Uro-Vaxom

O Uro-Vaxom é uma vacina indicada para a prevenção de uma infecção urinária, em forma de comprimidos, composta por componentes extraídos de Escherichia coli, que atua estimulando as defesas naturais do organismo, sendo usada para prevenir infecções recorrentes das vias urinárias ou como adjuvante no tratamento de infecções agudas das vias urinárias. Saiba como usar este medicamento.

Remédios caseiros para infecção urinária

Uma solução caseira para aliviar os sintomas da infecção urinária é tomar um suco de arando, xarope de uva-ursina ou um chá de vara-de-ouro, por exemplo. Saiba como preparar estes remédios naturais.

Além disso, os alimentos diuréticos como a cebola, salsa, melancia, aspargo, graviola, pepino, laranja ou cenoura, também são ótimos complementos ao tratamento da infecção, pois ajudam a eliminar a urina, contribuindo para a eliminação das bactérias.

É importante ressaltar que os remédios caseiros não substituem o tratamento para infecção urinária recomendado pelo médico, mas podem ser usados para complementar o tratamento e ajudar a aliviar os sintomas mais rapidamente.

Veja outras dicas naturais para infecção urinária no vídeo seguinte:

youtube image - Infecção Urinária e Cistite | O que comer para Curar e Evitar

Remédios para crianças e grávidas

Caso a infecção urinária ocorra em crianças ou grávidas, os medicamentos e a posologia podem ser diferentes.

Infecção urinária infantil

Em crianças, o tratamento é muitas vezes feito usando o mesmo tipo de antibióticos, mas na forma de xarope. Dessa forma, o tratamento deve ser sempre indicado pelo pediatra, sendo que a dose recomendada varia de acordo com a idade da criança, peso, sintomas apresentados, gravidade da infecção e microrganismo responsável por causar a infecção.

Infecção urinária na gravidez

Os remédios para infecção urinária na gravidez devem ser prescritos pelo obstetra, devendo ser usados com muita cautela, para não prejudicar o bebê. Os antibióticos para a infecção urinária que são considerados mais seguros para tomar durante a gestação são as penicilinas ou cefalosporinas.

Como prevenir as infecções urinárias recorrentes

Existem mulheres que sofrem de infecções urinárias várias vezes ao ano e, nestes casos, o médico pode recomendar um tratamento de prevenção para evitar as recidivas através da ingestão diária de uma baixa dose de antibióticos, como o Bactrim, Macrodantina ou fluoroquinolonas, durante cerca de 6 meses ou tomando uma dose única de antibiótico após o contato íntimo, caso as infecções estejam relacionadas com a atividade sexual.

Além disso, para evitar infecções urinárias recorrentes, a pessoa também pode tomar remédios naturais por um longo período de tempo ou imunoterápicos.

Além dos remédios e opções naturais, durante o tratamento para infecção urinária, recomenda-se não tomar nenhum outro medicamento sem o conhecimento do médico e beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, o que ajuda a eliminar as bactérias do organismo.

Assista o vídeo a seguir com outras dicas de remédios e opções naturais para tratamento da infecção urinária:

youtube image - Como identificar os sintomas e curar a INFECÇÃO URINÁRIA rapidamente