Cefalexina

Bula de Cefalexina

publicidade

A cefalexina é um antibiótico de amplo espectro que pode ser encontrado em forma de cápsulas ou suspensão oral. Pode ser também conhecido como Keflex, Cefacimed, Ceflexin ou Cefaxon.

Indicações da Cefalexina

Está indicado para o tratamento de todas as infecções causadas por micro-organismos sensíveis a este antibiótico, como no tratamento de infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e estreptococos beta-hemolíticos do grupo A.; otite média causada por S.pneumoniae, H.influenzae, estafilococos, estreptococos e M.catarrhali; infecções da pele e suas estruturas causadas por estafilococos e estreptococos; infecções ósseas causadas por estafilococos ou Proteus mirabilis; infecções genito-urinárias, incluindo prostatite aguda, causadas por E.coli, P.mirabilis e Klebsiella sp. e infecções dentárias causadas por estafilococos ou estreptococos.

A cefalexina é rapidamente absorvida após a administração oral.  O uso do medicamento juntamente com alimentos retarda a absorção, mas não prejudica seu efeito.

Preço da Cefalexina

O preço da Cefalexina varia entre R$ 15 e 60, dependendo da região.

Efeitos colaterais da Cefalexina

Urticária, prurido e erupções cutâneas, febre, eosinofilia, dores nas articulações, mialgia, angiedema, edema, eritema, síndrome de Stevens-Johnson, reações semelhantes às da doença do soro e anafilaxia, diarreia, dispepsia, dor abdominal, náuseas e vômitos, prurido anal e genital, vaginites, tontura, fadiga, cefaleia, agitação, nefrite intersticial reversível, neutropenia, trombocitopenia, elevações da transaminase glutâmico-oxalacética (TGO) e transaminase glutâmico-pirúvica (TGP), hepatite transitória e icterícia colestática.

Contraindicações da Cefalexina

O uso da cefalexina não está indicada para o tratamento de meningite, mesmo quando causada por micro-organismos sensíveis; pacientes que apresentem hipersensibilidade aos antibióticos cefalosporínicos e antibióticos relacionados.

Modo de uso da Cefalexina

Adultos

  • Amigdalite; faringite; infecção da pele e dos tecidos moles: 500 mg a cada 12 horas
  • Cistite não complicada: 500 mg a cada 12 horas, por 7 a 14 dias, para adultos e adolescentes com mais de 15 anos
  • Prevenção da endocardite: 2 g, 1 hora antes do início da cirurgia
  • Outras infecções (leve à moderada): 250 mg a cada 6 horas; graves: 1 g a cada 6 horas

Crianças

Com mais de 1 ano e até 40 kg de peso:

  • Amigdalite; faringite; infecção da pele e dos tecidos moles: 12.5 a 25 mg por kg de peso corporal a cada 12 horas
  • Otite média: 18,75 a 25 mg por cada kg corporal a cada 6 horas
  • Prevenção da endocardite: 50 mg por kg corporal, 1 hora antes do início da cirurgia
  • Impetigo: 15 mg por kg corporal, 3 vezes ao dia, por 10 dias
  • Outras infecções (leve à moderada): 25 a 50 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em doses a cada 6 ou 12 horas; (grave): 50 a 100 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em doses a cada 6 ou 12 horas

Crianças entre 1 mês de vida e 1 ano de idade:

  • 25 a 50 mg por kg corporal por dia, divididos em doses a cada 6 ou 12 horas.

Crianças acima de 40 kg: mesma dosagem dos adultos.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 14/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.