Remédios caseiros para infecção urinária

Um bom remédio caseiro para complementar o tratamento clínico da infecção urinária e acelerar a recuperação é tomar diariamente um xarope de ervas preparado com uva-ursina, equinácea e hidraste.

A uva-ursina é antisséptica e diurética, já a equinácea tem ação antibiótica e fortalece o sistema imune e o hidraste atua como anti-inflamatório, sendo esta uma ótima combinação de ervas para combater a infecção urinária.

Ingredientes

Modo de preparo

Misture muito bem todos estes extratos, coloque num frasco escuro e agite bem. Dilua 1 colher de chá desse xarope num pouquinho de água morna e beba logo a seguir, 4 vezes ao dia. Totalizando 4 colheres do xarope por dia.

Atenção: Este extrato é contraindicado para grávidas.

Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez

Um bom remédio caseiro para infecção urinária na gravidez é tomar o suco de arando silvestre porque ele possui alta concentração de proantocianidinas que dificultam a aderência da bactéria E. coli no trato urinário, diminuindo as chances da doença.

É aconselhado tomar de 3 a 4 copos do suco de arando concentrado diluído em água, diariamente, enquanto os sintomas persistirem. Veja outras dicas para o tratamento da infecção urinária na gravidez.

Remédio caseiro com vara-de-ouro

O chá de vara-de-couro também é um excelente remédio caseiro para infecção urinária porque esta erva tem ação diurética e anti-inflamatória que aumenta a produção de urina, diminuindo assim o tempo de permanência da urina na bexiga e o desenvolvimento de bactérias.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) das folhas secas de vara-de-ouro
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Coloque as folhas de vara-de-ouro na água fervente e deixe descansar por 10 minutos antes de coar. Beba 1 xícara deste chá várias vezes ao dia.

Remédio caseiro com rábano-silvestre

Outro bom remédio caseiro para infecção urinária é o uso de rábano-silvestre, pois ele possui propriedades anti-séptica, antimicrobiana e anti-inflamatória que aliviam os sintomas e diminuem a quantidade de bactérias nas vias urinárias.

Ingredientes

Modo de preparo

Ferva a água e depois acrescente as folhas secas de rábano-silvestre. Deixe repousar por 5 minutos, coe e tome de 2 a 3 xícaras por dia.

Remédio caseiro com capuchinha

Mais um remédio caseiro que pode ser usado para tratar a infecção urinária é a tintura de capuchinha que possui propriedade antibiótica, anti-séptica e diurética, que diminuem a proliferação bacteriana nas vias urinárias e estimulam a produção de urina.

Ingredientes

  • de 20 a 50 gotas de tintura de capuchinha
  • 1/5 xícara de água morna

Modo de preparo

Misture muito bem todos os ingredientes e tome a seguir. Este remédio deve ser ingerido 3 a 5 vezes ao dia. Pode-se comprar a tintura de capuchinha em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de homeopatia.

Conheça outras estratégias para combater a infecção urinária naturalmente:

Para ajudar na prevenção, veja quais as causas e os fatores de risco da infecção urinária.

Mais sobre este assunto: