Remédios caseiros para hemorroidas

O remédio caseiro para hemorroidas deve ser utilizado de acordo com o tipo da hemorroida. Assim, no caso de hemorroidas externas é recomendado o banho de assento com castanha da índia, assim como a pomada de hamamélis.

Já para as hemorroidas internas, as cápsulas de alho são um ótimo remédio caseiro, sendo que as cápsulas de equinácea podem ser usadas em ambos os casos para aliviar hemorroidas inflamadas.

PUBLICIDADE

O tratamento para hemorroidas deve, sempre que possível, ser indicado pelo proctologista e estes remédios caseiros não devem substituir o tratamento clínico, que pode incluir o uso de analgésicos, pomadas ou bálsamos. Veja exemplos de pomadas mais indicadas pelo médico para tratar a hemorroida.

Hemorroida interna e externaHemorroida interna e externa

Remédios caseiros para hemorroidas externas

1. Com castanha da índia

Um ótimo remédio caseiro para hemorroidas externas é o banho de assento feito com castanha da índia em pó porque ela melhora a circulação e alivia a dor e o desconforto causadas pelas hemorroidas.

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e deixar descansar por dez minutos. Quando amornar, colocar numa bacia e sentar sem roupa íntima na água durante 20 minutos. Repetir este tratamento caseiro por 5 dias.

2. Com cipreste

O cipreste possui propriedades calmantes que vão ajudar a controlar a dor e a regredir a hemorroida.

Ingredientes

  • 1.5 litro de água fervente
  • 8 gotas de óleo essencial de cipreste

Modo de preparo

Deve-se colocar as gotas do óleo essencial de cipreste na água quente e misturar bem. Quando a temperatura da água estiver agradável, o indivíduo deve sentar-se na bacia e permanecer ali por pelo menos 20 minutos, deixando o remédio atuar.

3. Pomada caseira de hamamélis

Um bom remédio caseiro para hemorroidas externas é usar uma pomada de hamamélis porque ela possui ação adstringente, anti-inflamatória e anti-hemorrágica.

Ingredientes

  • 30 ml de parafina líquida
  • 2 colheres (de sopa) de cascas de hamamélis
  • 30 ml de glicerina

Modo de preparo

Colocar a parafina e a hamamélis numa panela e deixar ferver por 5 minutos. A seguir, coar e adicionar à mistura 30 ml de glicerina. Colocar em um recipiente com tampa e conservar na geladeira. Usar diariamente, sempre que for necessário, por cerca de 1 mês.

Além disso, as compressas de Tormentila também são ótimas para tratar as hemorroidas externas, veja como em Tormentila para parar a Diarreia. Veja outras formas de tratar este tipo de hemorroidas em Tratamento para hemorroidas externas.

Remédio caseiro para hemorroidas internas

Hemorroida internaHemorroida interna

Um ótimo remédio caseiro para hemorroidas internas é tomar cápsulas de alho diariamente, pois ele ajuda a fortalecer a vascularização intestinal, trazendo alívio da dor e do desconforto, e diminui a incidência das hemorroidas.

Remédio caseiro para hemorroida inflamada

Um ótimo remédio caseiro para hemorroida inflamada ou infeccionada são as cápsulas de equinácea, pois esta planta medicinal tem propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e imunoestimulantes, aliviando a dor e o desconforto das hemorroidas e ajudando a tratar a infecção e a fortalecer o sistema imunológico.

As hemorroidas podem ser causadas por prisão de ventre crônica, gravidez, ficar muito tempo em pé ou sentado, obesidade, estresse e falta de exercício físico, por isso é recomendado fazer exercício físico regular, perder peso, evitar ficar muito tempo de pé ou sentado, aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e beber cerca de 2 litros de água por dia.

Veja ainda outras dicas para completar o tratamento e aliviar os sintomas:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE