Tratamento para hemorroidas

publicidade

O tratamento para hemorroidas pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo proctologista para aliviar a dor e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, pomadas como Proctyl ou Ultraproct, ou cirurgia, nos casos mais graves, em que a hemorroida fica "presa" no ânus, por exemplo.

Algumas medidas caseiras, como banhos de assento com água morna, e alguns cuidados, como evitar usar papel higiênico para não ferir a região anal, por exemplo, também ajudam a tratar as hemorroidas, principalmente em caso de hemorroidas na gravidez. Saiba mais sobre o tratamento das hemorroidas na gravidez em: Hemorroidas na gravidez.

Cuidados durante o tratamento das hemorroidas

Durante o tratamento das hemorroidas é importante adotar alguns cuidados, como:

  • Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia;
  • Comer alimentos ricos em fibras, como arroz integral, pão com cereais, linhaça e gérmen de trigo;
  • Não fazer muita força para evacuar e não pegar pesos;
  • Evacuar logo que sentir vontade;
  • Praticar exercício físico regularmente, como caminhadas ou natação;
  • Não usar papel higiênico, somente lavar a área com água e sabão;
  • Utilizar uma almofada em forma de círculo, aberta no centro.

Estes cuidados ajudam a aliviar a dor e o desconforto das hemorroidas, a fim de evitar que fiquem mais inflamadas e tornar as fezes mais moldadas, ajudando-as a sair mais facilmente, diminuindo a dor.

Tratamento caseiro para hemorroidas

O tratamento caseiro para hemorroidas pode ser feito com banhos de assento de água morna cerca de 3 a 4 vezes por dia, pois a água morna ajuda a aliviar a dor e o desconforto. Para fazer um banho de assento, basta encher uma bacia grande com água morna e sentar-se dentro dela, sem roupa íntima, por cerca de 20 minutos ou até a água esfriar.

Os banhos de assento podem ser mais eficazes se forem adicionadas substâncias anti-inflamatórias e vasopressoras à água, como a hamamélis, o cipreste ou a cebola, por exemplo. Veja um exemplo de um banho de assento para hemorroidas.

Pomada para hemorroidas

As pomadas para hemorroidas, como a Hemovirtus, a Proctyl, a Ultraproct ou a Erva de bicho são muito utilizadas no tratamento das hemorroidas porque possuem propriedades vasoconstrictoras, analgésicas e anti-inflamatórias.

As pomadas devem ser indicadas pelo médico e aplicadas diretamente sobre a hemorroida, com uma suave massagem, de 2 a 3 vezes por dia, enquanto durar o tratamento.

Cirurgia para hemorroidas

A cirurgia para hemorroidas está indicada apenas nos casos mais graves, em que a hemorroida fica "presa" no ânus, por exemplo, e deve ser indicada pelo proctologista como última medida de tratamento.

Existem diversas técnicas cirúrgicas para remover a hemorroida, por isso, é o médico que decide de acordo com o tipo e a localização da hemorroida que técnica utilizar. Saiba mais em: cirurgia para hemorroida.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora das hemorroidas incluem o alívio da dor e do desconforto, principalmente ao evacuar e ao sentar, o desaparecimento de sangue nas evacuações ou após limpar a região anal e o desaparecimento de um ou mais papos na região anal, no caso de hemorroidas externas.

Sinais de piora

Os sinais de piora das hemorroidas incluem o aumento da dor e do desconforto, especialmente ao sentar ou evacuar, o aumento do volume do ou dos papos no ânus e o aumento de sangue nas fezes ou no papel higiênico após evacuar.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 10/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.