Tratamento para hemorroidas

publicidade

O tratamento para hemorróidas internas é feito com medidas gerais e medicamentos via oral. Estes medicamentos irão aliviar a dor e retirar o inchaço.

Já o tratamento das hemorroidas externas, que sangram ao evacuar, deve conter ainda a utilização de pomadas para hemorroidas e banhos de assento. Inclusive, o banho de assento com castanha da índia é um excelente remédio caseiro para hemorróidas.

Optar por um tratamento natural e caseiro é uma boa forma de evitar os efeitos colaterais dos medicamentos, e é uma excelente forma de tratar as hemorroidas na gravidez, pois não prejudica o bebê.

Quem sofre com hemorroidas deve adotar as seguintes medidas gerais:

  • Beber 2 litros de água por dia
  • Comer alimentos ricos em fibras
  • Não fazer muita força para evacuar e não pegar pesos
  • Exercitar-se com regularidade
  • Não usar papel higiênico, somente lavar a área com água e sabão

Pomadas para hemorroidas

As pomadas Hemovirtus, Proctyl, Ultraproct e Erva de bicho são as pomadas para hemorroidas mais utilizadas no Brasil. Elas devem ser aplicadas diretamente sobre a hemorroida, com uma suave massagem, de 2 a 3 vezes ao dia, enquanto durar o tratamento.

Elas possuem propriedades vasoconstrictoras, analgésicas e anti-inflamatórias, sendo excelentes no tratamento das hemorroidas, eliminando-as em 2 ou 3 dias, na maioria dos casos.

Tratamento caseiro para hemorroidas

O tratamento caseiro mais simples e, muitas vezes, o mais eficaz  é realizar um banho de assento. O banho de assento consiste em encher uma bacia grande com água morna e sentar-se nu dentro dela.

A água morna irá aliviar a dor e o desconforto e, se nesta água houver substâncias anti-inflamatórias e vasopressoras, o resultado será ainda melhor. Alguns exemplos destas substâncias são o hamamélis, cipreste e a cebola, que são considerados plantas medicinais e não têm contraindicações nem efeitos colaterais.

Este tratamento caseiro pode ser realizado de 3 a 4 vezes ao dia e, se for realizado juntamente com as medidas gerais acima citadas, podem ser capazes de curar as hemorroidas de grau 1 e 2, sem a necessidade de pomadas e de laxantes.

Tratamento para hemorroidas na gravidez

O tratamento para as hemorroidas durante a gravidez pode ser feito do mesmo modo que fora dela. As instruções são as mesmas. Mas, se elas ocorrerem próximas ao trabalho de parto, elas podem sofrer uma piora, caso a mulher tenha um parto normal.

Se ela estiver anestesiada durante o trabalho de parto, não irá sentir dor, mas, quando o efeito da anestesia passar, a hemorroida irá causar muito incômodo e pode tornar os primeiros cuidados com o bebê ainda mais difíceis.

Por isso, para evitar esta situação, recomenda-se tratar a hemorroida o quanto antes, utilizando todas as formas terapêuticas disponíveis. Pomadas, alimentação, banhos de assento e até mesmo o tratamento médico para hemorróida, embora deva se iniciar com os tratamentos naturais e caseiros. Apenas se estes não forem suficientes, deve-se iniciar o tratamento com os medicamentos.

A grávida deve ter especial atenção ao uso dos medicamentos e pomadas. Elas só devem ser utilizadas sob orientação médica, após avaliar o risco/benefício, pois o medicamento poderá chegar até o bebê.

A hemorroida externa não impede o trabalho de parto normal e não justifica uma cesária, mas isto vai depender do desejo da mulher e da opinião do médico.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 25/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.