Quantos dias dura o período fértil

publicidade

O período fértil dura 6 dias em uma mulher que tenha um ciclo menstrual de 28 dias, que é considerado regular. A mulher que esteja tentando engravidar deve ter o máximo de relações sexuais durante o período fértil.

Cientificamente, o período fértil só ocorre num dia, que é o tempo em que o óvulo permanece vivo. Mas há um consenso geral de 6 dias, pois os espermatozoides podem sobreviver por até 5 dias dentro da vagina e podem penetrar no óvulo quando este já estiver maduro o suficiente.

Por isso, se a mulher teve relações no dia 5, que era o primeiro dia do seu período fértil, seu óvulo provavelmente ainda não estava maduro. O espermatozoide pode ter permanecido dentro da vagina até o dia 8, que foi quando o óvulo tornou-se maduro e este então pôde penetrá-lo, resultando na concepção de um novo bebê.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 01/08/2014 Última atualização da página: 21/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.