Quando é o período fértil depois da menstruação

PUBLICIDADE

Nas mulheres que tem um período fértil regular, de 28 dias, o período fértil começa no 11º dia depois da menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.

Por exemplo: se a menstruação tiver vindo no dia 10, o período fértil da mulher depois da menstruação será entre os dias 20 e 26, e o seu dia mais fértil será o dia 23, pois será a data central do período fértil.

Confira no vídeo abaixo como é feito o cálculo do período fértil:

Calculadora para saber quando é o período fértil

Coloque os seus dados na calculadora a seguir e saiba quando será o seu próximo período fértil para aumentar as chances de engravidar:

calendar-icon

Sinais que confirmam o período fértil

Saber quais são os sinais que o corpo emite também é uma das formas de descobrir o período fértil e isto é particularmente importante para as mulheres que possuem menstruação irregular. Os sinais e sintomas do período fértil são:

  • Muco vaginal semelhante à clara de ovo, em maior quantidade que o habitual, claro e pouco espesso;
  • Pequeno aumento da temperatura corporal. Se o normal é 36ºC, no período fértil pode-se chegar a 36.5ºC, por exemplo;
  • Aumento do apetite sexual;
  • Pode haver algum desconforto no baixo ventre.

Quem deseja engravidar deve ter relações nos dias em que esses sintomas estiverem presentes porque assim as chances de engravidar aumentam.

Período fértil na menstruação irregular

É muito difícil saber exatamente quando é o período fértil da mulher que possui a menstruação irregular, pois este período corresponde exatamente ao meio do ciclo, isto é, o tempo que varia de uma menstruação para outra. Se a mulher não sabe quando deverá vir a sua próxima menstruação, pode haver algum erro neste cálculo.

Por isso, para todas aquelas que possuem um ciclo menstrual irregular a melhor forma de saber quando é o seu período fértil é contar, todos os meses, 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Saiba como calcular o seu período fértil se este é o seu caso: Período fértil na menstruação irregular.

Período fértil na menstruação regular

Para calcular o período fértil na menstruação regular é muito fácil. Basta calcular a data que corresponde ao meio do ciclo. Por exemplo, se a menstruação vem a cada 30 dias, o 15º dia é o dia mais fértil e o período fértil é aquele que compreende 2 dias antes e 2 dias depois desta data.

Neste exemplo, o período fértil depois da menstruação se iniciará no 13º dia após o primeiro dia da menstruação.

Veja também:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE