Período fértil depois da menstruação

publicidade

O período fértil começa no 11º dia depois da menstruação e dura até o 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.

Por exemplo: se a menstruação tiver vindo no dia 10, o período fértil da mulher depois da menstruação será entre os dias 20 e 26, e o seu dia mais fértil será o dia 23, pois será a data central do período fértil.

É importante saber que esse cálculo só é seguro para as mulheres que têm um ciclo menstrual de 28 dias, todos os meses. As mulheres que têm um ciclo menstrual irregular não conseguem calcular com precisão o período fértil. Neste caso, deve-se observar os sinais do corpo que indicam a ovulação, que é o período fértil, para aumentar as chances de engravidar.

Sinais e sintomas do período fértil

Os sinais e sintomas do período fértil são:

  • Muco vaginal semelhante à clara de ovo, em maior quantidade que o habitual, claro e pouco espesso;
  • Pequeno aumento da temperatura corporal. Se o normal é 36ºC, no período fértil pode-se chegar a 36.5ºC, por exemplo;
  • Aumento do apetite sexual;
  • Pode haver algum desconforto no baixo ventre.

Quem deseja engravidar deve ter relações nos dias em que esses sintomas estiverem presentes porque assim as chances de engravidar aumentam.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 18/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.