Período fértil

publicidade

O período fértil feminino ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia de menstruação. É simples calcular os dias mais férteis do ciclo menstrual a partir daí, porque a ovulação acontece quando o óvulo desce pelas trompas de falópio, onde pode ser fecundado pelos espermatozoides que se encontrarem na vagina.

Como calcular o período fértil

É possível saber quando é o período fértil apenas conhecendo os intervalos entre os ciclos menstruais. No caso de não serem regulares, uma forma de descobrir os seus dias mais férteis é subtraindo 18 dias, do ciclo mais curto, e 11 dias, do ciclo mais longo.

Por exemplo: Se o seu ciclo mais curto for de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então, 26 – 18 = 8 e, 30 – 11 = 19. Isso quer dizer que os seus dias mais férteis estão entre o oitavo e o décimo nono dias do ciclo.

Os ciclos normalizados têm uma duração de cerca de 28 dias, atingindo-se o pico de ovulação no 14º dia. Nesse caso, deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com risco de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.

Calculadora do período fértil

Conhecer o período fértil ajuda a programar ou evitar a gravidez.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 15/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.