Período fértil na menstruação irregular

publicidade

O período fértil feminino ocorre mesmo que a menstruação seja irregular, embora neste caso seja mais difícil calculá-lo.

Como calcular o período fértil na menstruação irregular

Para calcular o período fértil em caso de menstruação irregular, verifique qual é o período médio de intervalo entre uma menstruação e outra e veja qual é o dia central. Por exemplo:

Se o intervalo de tempo entre 3 menstruações foi de 34 dias; 38 dias e 35 dias, isto dá uma média de 35 dias. Neste caso, sempre entre uma menstruação e outra, o dia mais fértil será o 17º dia após as menstruações.

Mas como este dia pode variar, se a mulher não desejar engravidar, ela deverá utilizar algum método contraceptivo em todas as relações. Mas, se o objetivo deste cálculo é engravidar, ela poderá identificar qual é o seu período fértil e utilizar um teste de ovulação que se compra na farmácia para ter certeza que está no seu período fértil e, assim, investir nas relações durante estes dias.

Outra hipótese é ter relação de 3 em 3 dias durante todo o mês, especialmente nos dias em que consiga identificar os sinais do período fértil, como a alteração da temperatura, a presença do muco na vagina e aumento da libido.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 21/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.