Por que a menstruação atrasa?

publicidade

A menstruação pode atrasar até 10 dias e a mulher não estar grávida. Algumas situações além da gravidez que podem levar ao atraso menstrual são alterações físicas e emocionais como por exemplo:

  • Estar passando por um período de maior estresse emocional como perda do emprego, um ente querido doente, brigas com o parceiro;
  • Distúrbios de ansiedade e nervosismo que chegam a tirar o sono, perturbando todo o funcionamento do organismo;
  • Doenças do aparelho reprodutor como endometriose e síndrome dos ovários policísticos ou outras como cistite e infecção urinária, por exemplo;
  • Parar de tomar a pílula anticoncepcional porque pode alterar o funcionamento hormonal;
  • Excesso de atividade física ou passar mais de 8 horas trabalhando;
  • Má alimentação porque a falta de determinados nutrientes podem alterar o fluxo menstrual;
  • Distúrbios alimentares como a anorexia, que pode levar a anemia;
  • Hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

Quando o atraso menstrual dura mais de 3 meses, passa a ser chamado de amenorréia e ela deve ser investigada e tratada pelo médico ginecologista.

O que fazer quando a menstruação atrasa

O que se deve fazer quando a menstruação atrasa é verificar a quantos dias ela está atrasada e se nos últimos dias a mulher esteve muito cansada, estressada ou nervosa. Além disso é recomendado fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia, porque esta pode ser uma das causas da menstruação estar atrasada.

Se o teste der negativo é importante consultar o ginecologista porque ele pode solicitar exames de sangue, papanicolau e até mesmo exame da tireoide, para verificar o que pode estar deixando o ciclo menstrual irregular.

Tomar o chá de canela também é uma opção para a menstruação descer. Veja como preparar em: Canela pode acelerar a menstruação.

Uma boa dica para as mulheres em idade fértil é anotar, a cada mês e em um único calendário, os dias em que fica menstruada e outros dados, como "pouca menstruação" ou menstruação abundante", levando estas informações para as consultas com o ginecologista. Dados como estes podem ajudar o médico a esclarecer algumas dúvidas e suspeitar de algumas doenças que podem estar alterando o fluxo menstrual.

Veja também: Quando saber se já estou grávida.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 25/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.