Ovário policístico

publicidade

O ovário policístico, ou síndrome do ovário policístico, é uma doença em onde se formam várias pequenas bolsas cheias de líquido nos ovários por causa da alta concentração de testosterona na corrente sanguínea da mulher.

A síndrome do ovário policístico não tem cura mas pode ser tratada com o uso de medicamentos e a mulher pode engravidar.

Sintomas de ovário policístico

Os sintomas de ovário policístico podem ser:

  • Acne;
  • Obesidade;
  • Aumento do peso;
  • Crescimento de pêlos no tórax e no rosto;
  • Menstruação irregular como menstruar a cada 3 ou 4 meses ou amenorréia que é a ausência de menstruação;
  • Mamas pequenas.

Geralmente, o ovário policístico causa dor na parte inferior do abdômen e na bacia.

O diagnóstico da síndrome do ovário policístico pode ser feito com base no exame de sangue que avalia a concentração dos hormônios na corrente sanguínea e através da ultrassonografia dos ovários.

Tratamento para ovário policístico

O tratamento para a síndrome do ovário policístico depende dos sintomas apresentados pela mulher. O ovário policístico e gravidez estão relacionados porque o tratamento desta doença também depende dos planos ou não da mulher em engravidar.

Quando a mulher não pretende engravidar é indicado o uso de pílula anticoncepcional para evitar a formação de novos cistos.

Para engravidar, o tratamento para ovário policístico inclui:

  • Emagrecimento até o peso ideal;
  • Uso de um medicamento estimulador da ovulação como o Clomifeno por exemplo.

Para tratar a síndrome do ovário policístico o médico também pode recomendar a cirurgia por laparoscopia para retirar antigos cistos que estejam prejudicando os ovários e nas mulheres que não desejam engravidar para prevenir o câncer do endométrio, que é uma das possíveis complicações desta doença.

Um tratamento natural para ovário policístico é o chá de uxi amarelo e unha de gato, com 1 colher de sopa de uxi amarelo e unha de gato para meio litro de água cada.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 20/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.