Teste caseiro de gravidez

publicidade

​O teste caseiro de gravidez que se compra na farmácia é confiável porque mede a quantidade do hormônio que é produzido apenas na gravidez, o betaHCG. Bons exemplos são o Confirme e o Clear Blue, que podem ser comprados em farmácias e drogarias, e custam cerca de 10 reais.

Os testes de farmácia são de confiança e fáceis de fazer, mas podem dar um resultado falso negativo quando a mulher faz algum tratamento para engravidar ou quando é feito muito cedo e a quantidade de hormônio na urina ainda é muito pequeno. Por isso, se o resultado do primeiro teste for negativo e a menstruação ainda estiver atrasada, o teste deve ser repetido em três ou 5 dias.

Veja também: 10 primeiros sintomas de gravidez.

Quando e Como fazer o teste caseiro de gravidez

O teste de gravidez pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual e para fazer o teste caseiro de gravidez que se compra na farmácia deve-se abrir a embalagem, molhar a fita na urina da manhã e esperar alguns minutos. O resultado aparecerá minutos depois.

Preferencialmente deve-se utilizar a urina da manhã porque esta é mais concentrada, contendo uma maior quantidade de hormônios.

Resultado do teste caseiro de gravidez

O resultado do teste de caseiro de gravidez pode ser:

  • Positivo: Gravidez confirmada.
  • Negativo: Não há gravidez ou ainda é muito cedo para que seja detectada.
  • Falso negativo: Apesar do resultado ser aparentemente negativo, quando um novo teste é feito após 5 dias, o resultado se mostra positivo.

Se a mulher fizer o teste e der negativo e repetir o teste em até 5 dias e o resultado ainda for negativo mas a menstruação continuar atrasada deve marcar uma consulta com ginecologista para verificar a causa do atraso menstrual. Confira algumas causas em: Por que a menstruação atrasa?

Outros testes caseiros de gravidez

Outros testes caseiros de gravidez que são conhecidos popularmente utilizam agulha, pasta de dente, cloro e água sanitária, no entanto nenhum deles é confiável e por isso não são indicados.

Para garantir o resultado, é melhor fazer um teste de gravidez num laboratório porque este avalia a quantidade de ​betaHCG no sangue, possibilitando o diagnóstico da gravidez antes que a menstruação atrase e não pode dar um resultado falso negativo porque mede até mesmo quantidade mínimas de betaHCG.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade