Teste de gravidez de farmácia - Saiba a hora certa de fazer

PUBLICIDADE

​O teste caseiro de gravidez que se compra na farmácia é confiável, desde que sej afeito apenas após o atraso menstrual, pois quando feito antes pode dar um resultado negativo que não está correto. Bons exemplos de testes considerados de confiança são o Confirme e o Clear Blue, que podem ser comprados em farmácias e drogarias e custam cerca de 10 reais.

PUBLICIDADE

Os testes de farmácia medem a quantidade de hormônio beta HCG na urina, que só é produzido quando a mulher está grávida. Assim, esses testes são de confiança e fáceis de fazer, mas podem dar errado quando é feito muito cedo  e a quantidade de hormônio na urina ainda é muito pequeno.

Quando fazer

Este teste de gravidez pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. No entanto, se o resultado do primeiro teste for negativo e a menstruação ainda estiver atrasada ou se existirem sintomas de gravidez como leve corrimento vaginal cor de rosa e mamas doloridas, o teste deve ser repetido em 3 ou 5 dias, quando os níveis do hormônio beta HCG estão maiores e mais fáceis de serem detectados. Veja quais os 10 primeiros sintomas de gravidez.

Como fazer

Para fazer o teste de gravidez que se compra na farmácia, deve-se urinar na fita da urina ou urinar em um copo ou recipiente limpo, colocando em seguida a fita do teste em contato com a urina por alguns segundos, retirando em seguida. O resultado geralmente aparece entre 1 e 5 minutos depois.

Preferencialmente deve-se utilizar a urina da manhã porque esta é a mais concentrada e contém uma maior quantidade de hormônios, mas normalmente o resultado  também é confiável ao se usar qualquer urina do dia.

Resultados

Os resultados do teste de caseiro de gravidez podem ser:

  • Duas riscas: resultado positivo, indicando a confirmação da gravidez;
  • Uma risca: resultado negativo, indicando que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para ela que seja detectada;
  • Falso negativo: apesar do resultado ser aparentemente negativo, quando um novo teste é feito após 5 dias, o resultado se mostra positivo.

Resultado de um teste caseiro de gravidezResultado de um teste caseiro de gravidez

Nos casos em que o teste traz resultado negativo mesmo após ser refeito e a menstruação continuar atrasada, deve-se marcar uma consulta com ginecologista para verificar a causa do problema e iniciar o tratamento. Confira algumas causas em: Por que a menstruação atrasa?

Outros testes caseiros de gravidez

Outros testes caseiros de gravidez que são conhecidos popularmente utilizam agulha, pasta de dente, cloro e água sanitária, no entanto nenhum deles é confiável e por isso não são indicados.

Para garantir o resultado, a melhor escolha para confirmar a gravidez é o exame de sangue feito em laboratório, porque ele avalia a quantidade de ​beta-HCG no sangue, possibilitando a confirmação da gravidez antes mesmo que a menstruação atrase.

Em caso de suspeita, também deve-se observar o surgimento de sintomas como aumento da sensibilidade das mamas e leve cólica abdominal, pois são sinais de gravidez. Veja outros sintomas no vídeo a seguir:

Se seu resultado foi positivo, parabéns! ​Agora coloque aqui seus dados, para saber quando o bebê deve nascer:

calendar-icon
Esta informação é obrigatória.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE