Menstruação pós gravidez

publicidade

Veja como fica a menstruação após o parto.

O sangramento que ocorre durante os primeiros 45 a 56 dias após o parto normal ou cesária não é considerado menstruação e deve-se à saída do sangue que revestia o útero e a placenta. Este sangue pode ser abundante e, inicialmente, tem a cor vermelho vivo, mas após 15 dias deve ficar mais escuro, assumindo a cor marrom ou amarelada, até que desapareça completamente.

Primeira menstruação após o parto

A primeira menstruação após o parto só deve vir quando a mulher parar de amamentar exclusivamente o bebê. Durante este tempo a mulher não tem período fértil e, portanto, não pode engravidar novamente, porém deve utilizar algum método contraceptivo para evitar surpresas.

Caso a mulher não amamente o bebê ou se a amamentação não for exclusiva, sendo necessário dar a mamadeira para o bebê, a sua menstruação deverá voltar em aproximadamente 3 a 4 meses após o parto, mas é normal que ela venha irregular, assumindo uma coloração mais escura. Nos primeiros meses, a menstruação deverá vir e durar de 6 a 8 dias, sendo esta uma situação normal. Com o passar do tempo, ela deverá ir se regularizando sem a necessidade de tratamentos específicos.

Se a mulher estiver amamentando exclusivamente o bebê durante seus 6 primeiros meses de vida e estiver tomando a pílula anticoncepcional de uso contínuo (contendo apenas progesterona), após cerca de 7 ou 8 meses sua menstruação deverá voltar. Mas, é normal que com o uso desta pílula haja pequenos sangramentos durante o mês, semelhantes a uma menstruação. Isto não indica que a mulher corre o risco de engravidar.

A menstruação da mulher só deverá voltar ao normal após o parto, quando ela deixar de amamentar o bebê e voltar a usar o método contraceptivo que utilizava antes de engravidar. Antes disso, pode haver alterações hormonais e a menstruação ficar escura ou irregular.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 15/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.