Período fértil feminino

publicidade

O período fértil feminino ocorre quando os óvulos tornam-se maduros e ficam prontos para receber o espermatozoide e dar início a uma gravidez e, ocorre todos os meses. 

Geralmente, o período fértil feminino dá-se durante 3 dias, que ocorrem no 14º dia após a menstruação e, conta-se a partir do primeiro dia em que a menstruação desceu, numa mulher cujo intervalo entre as menstruações dure 28 dias.

Como calcular o período fértil

Para calcular o período fértil da mulher com ciclo regular, recomenda-se anotar, durante 3 meses consecutivos, os dias da menstruação num calendário e contar quantos dias há de intervalo entre uma menstruação e a outra.

Só é possível calcular com certeza o período fértil se a mulher tiver um ciclo menstrual regular, ou seja, se os intervalos entre as suas menstruações forem sempre de 28 dias, ou sempre de 30 dias, ou sempre de 31 dias, por exemplo.

No entanto, na mulher que tem um período fértil irregular, esta também pode saber o período fértil, apenas deve apontar durante um ano o dia em que a menstruação desceu e contar os dias de intervalo entre cada menstruação. Depois, deve subtrair 18 dias ao mês mais curto e 11 dias ao mês mais longo, sendo o resultado o seu período fértil e, por isso, o momento mais indicado para engravidar. 

Sintomas de período fértil

Quando a mulher se encontra no período fértil, é normal ter muco vaginal sem cheiro, claro e transparente e temperatura corporal ligeiramente elevada, pois o corpo da mulher está se preparando para conceber um bebê. Saiba mais em: O que é período fértil. 

Para compreender melhor o assunto assista ao video

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade