Herpes

publicidade

A herpes é uma doença infecciosa causada pelo vírus Herpes Simplex 1 ou 2. Ela pode se manifestar em várias regiões do corpo e, por isso, pode ser identificada como herpes genital, herpes labial, ou herpes zoster, quando ocorre devido à uma reativação do vírus da catapora.

A herpes simples provoca sintomas como coceira, dor e desconforto. Esses sintomas podem surgir em qualquer área do corpo, embora sejam mais comuns no rosto, lábios, tronco e órgãos genitais.

Como identificar a herpes

Para identificar a herpes, o indivíduo deve observar atentamente o local afetado. Este pode estar formigando, desconfortável ou coçando durante alguns dias, antes da ferida aparecer, até surgem as primeiras bolinhas de ar, circundadas por uma borda vermelha, que é dolorosa e muito sensível.

O diagnóstico laboratorial é feito ao analisar a presença do vírus da herpes microscopicamente numa raspagem feita na ferida, mas ele nem sempre é necessário. A maioria dos médicos consegue identificar a herpes somente olhando para a ferida.

Após alguns dias do surgimento da ferida da herpes, ela começa a secar sozinha, formando uma crosta mais fina e de cor amarelada, até que desaparece completamente, por volta dos 20 dias.

Sintomas da herpes

Os sintomas da herpes são:

  • Coceira
  • Dor 
  • Desconforto

Estes são os sintomas iniciais de quando a ferida ainda não apareceu. Quando a ferida se manifestar, ela terá a seguinte aparência:

  • Bolinhas de ar, contendo líquido
  • Bordas avermelhadas

As feridas podem atingir qualquer área do corpo e têm uma duração média de 3 semanas.

Transmissão da herpes

A transmissão da herpes é feita através do contato direto com a ferida da herpes ou o contato com algum objeto infectado com o vírus, como copo, talheres, toalhas, etc.

Tratamento para herpes

O tratamento para a herpes é feito com medicamentos antivirais e anti-inflamatórios, capazes de diminuir o tempo de ação do vírus.

A pomada Zovirax é uma ótima forma de tratar a herpes.

Fortalecer o sistema imunológico é uma das maneiras de prevenir o surgimento da doença.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 15/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.