Aciclovir (Zovirax)

publicidade

Bula de Aciclovir (Zovirax)

O Aciclovir é um remédio antiviral, indicado para o tratamento da herpes labial ou herpes genital, sendo eficaz nas lesões iniciais ou nas recidivas da doença.

O Aciclovir pode ser comprado em farmácias sob a forma de creme, comprimidos e pomada oftálmica, que podem ser usados por adultos ou crianças, podendo também ser vendido comercialmente com o nome de Zovirax.

Preço do Aciclovir

O preço do Aciclovir varia entre 1 a 80 reais, dependendo da marca do remédio e da sua forma de apresentação.

Indicações do Aciclovir

As indicações do Aciclovir dependem da sua forma de apresentação, e incluem:

  • Creme: indicado em infecções de pele causadas pelo vírus do Herpes simplex, incluindo herpes labial e genital, inicial ou recorrente;
  • Comprimidos: indicados no tratamento do Herpes zoster, no tratamento e recorrência das infecções de pele e mucosas pelo Herpes simplex, e na prevenção de infecções recorrentes por Herpes simplex;
  • Pomada Oftálmica: indicado para o tratamento da ceratite, que é a inflamação da córnea, a parte mais externa dos olhos, por Herpes simplex.

Modo de uso do Aciclovir

O modo de uso do Aciclovir também depende da sua forma de apresentação:

  • Creme: aplicar um pouco de creme sobre a região afetada 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando a aplicação no período noturno. Deve-se continuar aplicando o creme por pelo menos 4 dias para herpes labial e por 5 dias para herpes genital. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado por mais 5 dias, no entanto, se as lesões permanecerem após 10 dias, deve-se consultar o médico.
  • Comprimidos: a dose deve ser indicada pelo médico, de acordo com o objetivo do tratamento;
  • Pomada oftálmica: aplicar um pouco da pomada sobre o olho afetado 5 vezes ao dia, em intervalos de 4 horas, aproximadamente, pulando a aplicação no período noturno. Deve-se continuar aplicando a pomada, no mínimo, durante mais de 3 dias após a cicatrização.

O paciente não deve usar lentes de contato enquanto usa a pomada oftálmica, e pode sentir uma leve sensação de picada no olho, que passa rapidamente, logo após a sua aplicação.

Efeitos colaterais do Aciclovir

Os principais efeitos colaterais do Aciclovir incluem:

  • Creme: queimação ou ardência na pele que passa, pele seca, descamação da pele, coceira, vermelhidão e irritação da pele, e inchaço da pele;
  • Comprimidos: mal-estar, vômitos, tonturas, tremores, perda de consciência, convulsões, depressão, agitação, cansaço, confusão, alucinações, febre, hematomas inesperados e sangramento, queda de cabelo, reações na pele após exposição ao sol, dor nos rins, reação alérgica, amarelamento da pele ou dos olhos;
  • Pomada oftálmica: manchas na córnea, irritação e inflamação no olho, conjuntivite, inflamação das pálpebras, e reações alérgicas como inchaço, especialmente dos lábios, face ou pálpebras.

Contraindicações do Aciclovir

O Aciclovir está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Este remédio não deve ser utilizado por grávidas, na amamentação, após transplante de medula, em pacientes com problemas nos rins ou no fígado, e em pacientes com alguma doença do sistema imune como AIDS, por exemplo, sem orientação e prescrição médica.

Links úteis:

publicidade
publicidade