Herpes Zóster

publicidade

A herpes zóster, conhecida popularmente como cobreiro, é uma doença infeciosa causada pela reativação do vírus da catapora que geralmente só se manifesta uma única vez. Seu tratamento é feito com a toma de um medicamento anti-viral, como por exemplo o Aciclovir (Zovirax) e analgésicos para o controle da dor.

Sintomas da herpes zóster

Sintomas iniciais da herpes zóster:

  • Coceira no local afetado;
  • Dor, formigamento ou queimação na região afetada (hipersensibilidade);
  • Febre baixa;
  • Mal estar e
  • Dor de cabeça.

Após cerca de 2 a 4 dias, surgem os sintomas típicos da herpes zóster:

  • Pequenas bolhas cheias de líquido, com área vermelha à sua volta;
  • Estas bolhas só afetam um lado do corpo e seguem o trajeto de um nervo provocando dor que pode perdurar por meses.

Estas bolhas podem afetar qualquer local do corpo, inclusive os olhos e neste caso recomenda-se uma consulta com o oftalmologista.

A dor pode permanecer por 5 semanas mas há casos onde ela perdura por mais de 1 ano trazendo muito desconforto ao indivíduo.

Fotos da herpes zóster

Diagnóstico da herpes zóster

O diagnóstico do herpes zóster é feito ao observar os sinais e sintomas da doença como o agrupamento típico de bolhas contendo líquido que surgem numa determinada região e causam intensa dor ou coceira.

Tratamento para herpes zóster

O tratamento para herpes zóster é feito com a toma de um anti-viral por cerca de 5 a 10 dias. Alguns exemplos são: Aciclovir (Zovirax); Fanciclovir (Famvir) e Valaciclovir (Valtrex). O medicamento irá combater o vírus e as lesões deverão desaparecer completamente em 21 dias em indivíduos saudáveis.

A herpes zoster manifesta-se principalmente em idosos e em indivíduos com baixa imunidade. Isso ocorre porque o vírus permanece "esquecido" no corpo por muitos anos e só é reativado quando há uma baixa da imunidade, um fato comum na terceira idade e nos indivíduo com a imunidade comprometida, como ocorre no caso da AIDS e no tratamento para o câncer.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 02/05/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.