Hepatite B

publicidade

A hepatite B, conhecida popularmente como amarelão, é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite B, o VHB, que nem sempre tem cura e pode ou não produzir sintomas

Hepatite B tem cura

A hepatite B aguda tem cura e esta pode ser alcançada com medicamentos. Contudo, alguns indivíduos poderão permanecer com o vírus da hepatite B por toda a vida, manifestando a forma crônica da hepatite B.

Neste caso, esses indivíduos devem seguir um tratamento mais intensivo e tomar medicamentos por toda a vida, especialmente aqueles que desenvolvem a hepatite crônica, cirrose ou até mesmo o câncer no fígado.

Sintomas da hepatite B

São sintomas da hepatite B:

  • Enjoo
  • Vômito
  • Cansaço
  • Falta de apetite
  • Urina escura
  • Fezes claras
  • Dor abdominal
  • Dor nas articulações e nos músculos
  • Cor amarelada na pele e olhos

Na hepatite B crônica o paciente poderá não manifestar nenhum sintoma, apesar do vírus continuar em seu corpo.

Vacina para Hepatite B

A vacina para a hepatite B deve ser tomada logo no primeiro mês de vida do bebê. A vacina é administrada em 3 doses, 1 ao nascer, a segunda com 1 mês de vida e a terceira aos 6 meses.

Os adultos que não foram vacinados enquanto criança podem tomar a vacina. Nos adultos a vacina da hepatite B é administrada também em 3 doses, a 1ª pode-se tomar quando achar necessário, a 2ª após 30 dias e a 3ª após 180 dias da primeira dose.

Tratamento para Hepatite B

O tratamento para hepatite B pode ser feito com medicamentos, já que o objetivo é controlar seus sintomas e evitar a progressão da doença. Nos casos mais graves, o paciente deverá tomar a medicação diariamente, por toda a vida.

Como se pega Hepatite B

Pode-se pegar a hepatite B:

  • Através do contato com sangue ou secreções contaminadas, transfusões de sangue, uso de seringas contaminadas, partilha de alicate de unha ou barbeador infectado
  • Através das relações sem camisinha 
  • De mãe para filho durante o trabalho de parto

A prevenção da hepatite B pode ser feita através da vacinação e o uso do preservativo em todas as relações. Seu uso é importante porque existem vários vírus da hepatite diferentes e o paciente que tenha tomado a vacina da hepatite B pode vir a pegar a hepatite C, por exemplo. Além disso, recomenda-se o uso de seringas e outros objetos perfurantes esterilizados. Quem quiser fazer um piercing ou uma tatuagem deve ter atenção se os instrumentos utilizados são novos ou foram esterilizados.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 28/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.