Herpes na boca

publicidade

A herpes na boca, cientificamente chamada de herpes labial, é uma doença viral que não tem cura e é fácil de transmitir de um indivíduo para o outro. O que se pode fazer é um tratamento à base de pomadas como a Zovirax, por exemplo, até que a ferida desapareça completamente, mas é certo que um dia ela voltará.

Sintomas da herpes na boca

O vírus da herpes entra no organismo e pode permanecer inativo por meses e até anos, até que um dia começam os primeiros sintomas que são uma coceira e sensação de dor no canto da boca ou nos lábios. Passados alguns dias, o mesmo local começa a apresentar várias bolhas, uma ao lado da outra e a região fica vermelha e inchada.

Quando o líquido presente na bolha da herpes entra em contato com outro indivíduo, este é então contaminado, mas pode demorar anos até que a herpes venha a manifestar-se nele.

Tratamento para herpes na boca

Como não existe cura para a herpes, quando a ferida surgir o tratamento recomendado é o uso de uma pomada anti-viral indicada pelo médico. A pomada irá reduzir o tempo de ação do vírus, cicatrizando a ferida mais rapidamente.

Tratamento caseiro para herpes na boca

Um ótimo tratamento caseiro para a herpes na boca é passar a pomada de erva-cidreira com óleo mineral.

Ingredientes:

  • óleo mineral;
  • folhas secas de erva-cidreira;

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo por alguns minutos, até ferver. Apague o fogo e espere esfriar, coe e passe no local da herpes várias vezes ao dia.

Este remédio é natural e pode ser usado inclusive para o tratamento da herpes labial durante a gravidez.

Cuidados com a herpes na boca

Ao aparecer a ferida da herpes na boca, o indivíduo deve ter alguns cuidados, como não ficar passando a língua sobre a ferida, não beijar ninguém e ter objetos de uso pessoal como talheres, copos e toalhas separados, para evitar a transmissão da doença.

Não é recomendado passar batom ou manteiga de cacau nos lábios, nem pegar sol. Usar um chapéu ou boné e filtro solar são algumas das maneiras de complementar o tratamento da herpes na boca, facilitando a remissão da doença.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 12/06/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.