Gravidez molar

publicidade

A gravidez molar, gravidez em mola ou mola hidatiforme, é uma condição rara onde durante a fecundação há um erro genético e o feto não recebe os pares de cromossomos vindos da mãe, somente do pai, fazendo com que o suposto bebê seja formado de um emaranhado de células, que formam várias vesículas no útero da mulher, semelhante a cachos de uvas.

Sintomas da gravidez molar

Inicialmente a mulher apresenta os sinais clássicos de uma gravidez, mas há suspeita da gravidez molar ao observar uma concentração de hormônio gonadotrofina coriônica muito superior a esperada para a idade gestacional e pode ocorrer sangramento.

Diagnóstico da gravidez molar

O diagnóstico da gravidez molar é feito através da ultrassonografia pélvica e da dosagem do beta HCG quantitativo no sangue.

Causas da gravidez molar

As causas da gravidez molar ainda não foram esclarecidas, mas se sabe que o erro pode ocorrer quando 2 espermatozoides fecundam o mesmo óvulo.

Tratamento para gravidez molar

Por volta das 6 ou 8 semanas de gestação deverá acontecer um aborto espontâneo, pois o desenvolvimento do embrião não é possível. Caso a gravidez molar tenha sido descoberta antes do aborto espontâneo é necessário provocar o aborto, senão, parte-se logo para a curetagem, para garantir que o útero fique devidamente limpo.

Algumas mulheres mesmo após a curetagem podem permanecer com células do embrião dentro do útero e estas podem vir a tornar-se num tumor maligno ou benigno, dependendo de cada caso. Caso ela seja diagnosticada com um tumor maligno o tratamento deverá ser realizado à base de quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia.

A mulher que teve gestação molar deve ser acompanhada durante 1 ano após o esvaziamento uterino, com dosagens seriadas do beta HCG quantitativo.

Referência Bibliográfica

ANDRADE JM. Mola hidatiforme e doença trofoblástica gestacional. Acesso em Nov. 2011.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 04/02/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.