Inflamação no útero

publicidade

A inflamação no útero pode ocorrer na sua região mais estreita, localizada no fundo da vagina, o colo do útero ou cérvix, tendo o nome de cervicite ou na região interna, o endométrio, resultando numa endometrite, como mostram as imagens.

A inflamação do colo do útero na maior parte dos casos não apresenta sintomas, mas pode levar a problemas mais graves quando a inflamação ou infecção atinge os ovários, trompas de falópio ou o endométrio, podendo causar a doença inflamatória pélvica (dip).

O exame utilizado para diagnosticar as inflamações do colo do útero​ é o papanicolau e o ginecologista ou o obstetra são os médicos indicados para o tratamento destas doenças.

Sintomas da inflamação no útero

Os sintomas de inflamação no útero podem ser:

  • Corrimento amarelado, marrom ou cinza com mau cheiro;
  • Sangramento, principalmente durante ou após o contato íntimo;
  • Dor ao urinar e durante o contato íntimo;
  • Dor na parte inferior da barriga.

A inflamação no útero também pode causar atraso na menstruação.

Causas da inflamação no útero

As causas da inflamação no útero incluem:

  • Transmissão de microrganismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia e a clamídia através do contato íntimo;
  • Presença de microrganismos na vagina;
  • Alergia ao látex dos preservativos, diafragma ou produtos químicos como espermicidas;
  • Lesões provocadas pelo parto ou duches vaginais frequentes.

Dependendo da causa que origina a inflamação no útero, o tratamento é diferente.

Tratamento para inflamação no útero

O tratamento para inflamação no útero quando causada por microrganismos é feito com a ingestão de medicamentos antibióticos se o microrganismo for uma bactéria ou antivirais se for um vírus. Nestes casos, os parceiros sexuais também devem ser tratados, mesmo que não tenham sintomas.

O tratamento para inflamação no útero causada pelas alergias referidas é feito através do não uso dessas substâncias e com o auxílio de medicamentos, dependendo do tipo de lesão causada.

Quando a inflamação do colo do útero progride para o endométrio, ela pode ser tratada com medicamentos pela veia ou através de injeções e às vezes internamento.

Inflamação no útero na gravidez

A inflamação no útero na gravidez quando tratada adequadamente não interfere no desenvolvimento da gestação. No entanto, quando o tratamento da infeção no útero não é logo realizado, ela pode ser transmitida ao filho durante o parto.

Apesar de ser difícil, a inflamação no útero não impede a mulher de engravidar.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 11/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.