Ferida no útero

publicidade

A ferida no colo do útero, cientificamente chamada de ectopia cervical ou papilar, nem sempre gera sintomas e pode afetar mulheres de todas as idades. Não é uma doença, apenas períodos evolutivos da vida da mulher e não é necessário ter uma vida sexual ativa para o seu desenvolvimento, portanto, até mesmo crianças e bebês podem ter uma ferida no útero.

Sintomas de ferida no útero

Os sintomas de ferida no útero nem sempre estão presentes, mas podem ser:

  • Resíduos na calcinha;
  • Corrimento vaginal de cor amarelada, branco ou esverdeado;
  • Cólica ou desconforto na região pélvica;
  • Pode haver coceira e ardência ao urinar;
  • Pode haver sangramento vaginal após a relação.

O diagnóstico da ferida no colo do útero pode ser feito através do exame papanicolau ou colposcopia, que é o exame no qual o médico ginecologista consegue ver o útero e avaliar o tamanho da ferida. Nas virgens, o médico poderá observar o corrimento ao analisar a calcinha e através do uso de um cotonete na região da vulva, que não deve romper o hímen.

Causas da ferida no útero

As causas da ferida no colo do útero não são totalmente conhecidas mas podem estar ligadas a infecções não tratadas, tais como:

  • Clamídia;
  • Candidíase;
  • ​Tricomoníase;
  • HPV;
  • Cervicite.

Estas infecções vaginais podem surgir quando a mulher não se limpa de forma adequada; ao tomar banho em piscina, rio, cachoeira ou mar com água contaminada, ou quando as bactérias migram do ânus para a região da vagina através do suor. Uma outra forma de contaminação com estas bactérias é através do contato íntimo com um indivíduo contaminado, sem o uso de preservativo.

Ferida no útero pode causar câncer?

A ferida no colo do útero pode causar câncer mas isto nem sempre acontece, ficando reservado para os casos mais graves, onde são observadas feridas no útero moderadas ou graves, e quando o tratamento não é realizado durante um período superior a 5 anos.

Há maiores de chances de uma ferida no útero virar câncer quando ela é causada pelo vírus HPV. O câncer é confirmado através da biopsia com resultado NIC 3 e o tratamento deverá ser iniciado prontamente com quimioterapia para evitar a metástase.

Ferida no útero atrapalha engravidar

A ferida no colo do útero, pode atrapalhar a mulher que deseja engravidar, porque elas alteram o pH da vagina e os espermatozóides não conseguem chegar ao útero ou porque as bactérias podem chegar às trompas e causar doença inflamatória pélvica. No entanto, as lesões leves geralmente não atrapalham a gravidez.

Tratamento para ferida no útero

O tratamento para ferida no útero pode ser feito com o uso de uma pomada que deve ser aplicada diariamente, pelo tempo determinado pelo médico, ou através da cauterização à quente, à frio.

Para evitar o desenvolvimento de feridas no útero, é importante que todas as mulheres façam uma consulta com um ginecologista pelo menos 1 vez ao ano, e sempre que houver sintomas como corrimento, procurar imediatamente ajuda médica.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 13/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.