Infecção no útero: sintomas, causas e tratamento

Atualizado em janeiro 2024

A infecção no útero é uma infecção que normalmente se inicia na região do colo antes de afetar outras partes do útero, causando sintomas, como dor no pé da barriga, corrimento e/ou sangramento vaginal e febre, em algumas mulheres.

Na maioria dos casos, a infecção no útero é causada por bactérias que são transmitidas por via sexual e é mais comum em mulheres jovens que possuem múltiplos parceiros sexuais e têm relações sem o uso do preservativo.

Em caso de suspeita de infecção no útero, é recomendado consultar um ginecologista. O tratamento normalmente é feito com medicamentos, como antibióticos ou antifúngicos, e pode necessitar ser feito com a mulher internada no hospital nos casos mais graves.

Imagem ilustrativa número 4

Principais sintomas

Os principais sintomas de infecção no útero são:

  • Dor no pé da barriga que piora ao tocar a região;
  • Corrimento vaginal, que pode ter mau cheiro e cor branca, amarelada ou cinza;
  • Sangramento vaginal fora do período menstrual ou após o contato íntimo;
  • Dor durante a relação sexual ou logo depois;
  • Febre, em alguns casos.

A infecção no útero normalmente se inicia como uma inflamação na região do colo conhecida como cervicite e, quando não tratada adequadamente, pode se agravar, afetando também outras partes deste órgão. 

Leia também: Cervicite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-da-cervicite

No entanto, é comum a infecção causar poucos ou nenhum sintoma em algumas mulheres, o que pode aumentar o risco de complicações, como infertilidade ou dor pélvica crônica.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da infecção no útero é feito pelo ginecologista levando em consideração os sintomas apresentados e alterações verificadas no exame ginecológico, como a presença de corrimento parecido com pus ou sangramento no colo uterino.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um ginecologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Algumas vezes, o médico também pode indicar exames, como a análise das secreções presentes no colo uterino, para identificar o microorganismo causador da infecção e iniciar o tratamento mais adequado.

Causas de infecção no útero

Na maioria das vezes, a infecção no útero é causada por bactérias que são transmitidas por via sexual, como a Neisseria gonorrhoeae ou Chlamydia trachomatis, e afetam inicialmente o colo uterino antes de se espalhar para outras partes do útero. 

Leia também: Infecções sexualmente transmissíveis: 10 principais ISTs, tratamento (e cura) tuasaude.com/doencas-sexualmente-transmissiveis-dst

A infecção no útero é mais frequente em mulheres com menos de 25 anos e que possuem múltiplos parceiros sexuais, têm relações sem o uso do preservativo e/ou histórico de infecções sexualmente transmissíveis. 

Esta infecção pode ser inicialmente identificada pela dor. No entanto, a dor no útero também pode indicar outros problemas, como endometriose ou adenomiose, sendo importante a identificação correta da sua causa. Confira o que pode ser a dor no útero.

Como é feito o tratamento

O tratamento na maioria dos casos de infecção no útero envolve o uso de medicamentos, como antibióticos ou antifúngicos, por via oral, mas nos casos mais graves, pode necessitar ser feito com a mulher internada no hospital e uso de medicamentos diretamente na veia.

Leia também: Tratamento para inflamação no útero: remédios e opções naturais tuasaude.com/tratamento-para-inflamacao-no-utero

Em caso de infecção no útero, normalmente é recomendado também que o tratamento seja feito pelo parceiro sexual, mesmo que não existam sinais ou sintomas, para evitar que a mulher se contamine novamente.