Corrimento marrom

publicidade

O corrimento marrom escuro é normal após a menstruação porque é comum a saída de alguns coágulos de sangue até alguns dias após o término da menstruação. Já no caso das mulheres que utilizam o anticoncepcional, especialmente o implante, também é normal o surgimento de corrimento marrom antes da menstruação ou em substituição do período menstrual.

Além disso, o corrimento marrom também é comum após o contato íntimo ou quando existe alergia ao látex, devido á irritação das paredes da vagina, principalmente durante a menstruação ou gravidez.

Porém, o corrimento marrom quando dura mais de 3 dias também pode indicar a presença de infecções vaginais, como candidíase ou tricomoníase, que surgem especialmente quando o pH vaginal está alterado devido a frequentes duchas vaginais, por exemplo.

Corrimento marrom pode ser gravidez?

Normalmente o corrimento marrom não é sinal de gravidez pois é mais comum que, no início da gestação, a mulher apresente um pequeno corrimento rosado que indica a implantação do feto no útero.

Corrimento marrom na gravidez

O corrimento marrom na gravidez, geralmente, não é um problema grave, sendo, frequentemente, resultado de pequenos sangramentos da parede vaginal que está mais sensível durante a gestão.

No entanto, caso o corrimento marrom seja acompanhado por cheiro fétido ou outros sintomas como dor abdominal, coceira ou sangramento abundante a gestante deve consultar o ginecologista, ou o obstetra que está seguindo a gravidez, para fazer um exame ginecológico e despistar problemas mais graves como gravidez ectópica ou aborto, por exemplo.

Se desconfia de complicações na gravidez confirme seus sintomas no artigo: Complicações da gravidez.

Quando ir ao médico

É recomendado consultar um ginecologista quando o corrimento marrom:

  • Dura mais de 3 dias;
  • Surge acompanhado de outros sintomas como dor abdominal, cheiro fétido ou coceira, por exemplo;
  • É intercalado com sangramento vermelho vivo.

Nestes casos o médico irá fazer o diagnóstico do problema e recomendar o tratamento adequado que pode incluir o uso de antibióticos, como Ceftriaxona ou Azitromicina, por exemplo.

Veja quais as principais causas de outros tipo de corrimento em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade