10 dicas simples para controlar a diabetes

Algumas medidas que ajudam a controlar a diabetes são beber bastante água, priorizar os alimentos ricos em fibras, praticar exercício físico regularmente e evitar alimentos com açúcar adicionado.

Além disso, é fundamental também seguir as orientações do médico sobre o tratamento, que pode envolver o uso de remédios, insulina e a monitorização dos níveis de açúcar no sangue.

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, podendo causar sintomas como sede exagerada, vontade frequente de urinar e fome excessiva, por exemplo.

Leia também: Diabetes: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/diabetes
Imagem ilustrativa número 1

Algumas dicas para ajudar a controlar a diabetes são:

1. Beber bastante água

Beber bastante água é importante para ajudar a controlar a diabetes. Isso porque a água ajuda os rins a filtrar o excesso de açúcar através da urina.

Não existe uma quantidade única recomendada de água para todas as pessoas, pois as necessidades variam conforme a idade, o nível de atividade física e o clima, por exemplo.

Leia também: 10 benefícios da água para a saúde (com receitas) tuasaude.com/beneficios-de-beber-agua

2. Priorizar alimentos ricos em fibra

Outra dica para controlar a diabetes é priorizar os alimentos ricos em fibra, pois este nutriente ajuda a retardar a digestão, diminuindo a velocidade de absorção dos carboidratos.

Assim, pode-se priorizar no dia a dia alimentos como arroz integral, aveia, leguminosas, sementes de chia e frutas, principalmente as que se pode comer com casca, por exemplo.

Leia também: 25 frutas ricas em fibras (e quantidade recomendada) tuasaude.com/frutas-ricas-em-fibras

3. Praticar exercícios físicos regularmente

A prática regular de exercícios físicos ajuda a controlar a diabetes, porque os músculos absorvem a glicose e a usam como energia, e ajuda as células a usarem melhor o açúcar no sangue.

Assim, é recomendado fazer pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada, como caminhada rápida, ou 75 minutos de exercício intenso por semana, incluindo também treino de força.

4. Evitar processados e açúcares adicionados

É recomendado evitar alimentos processados, como arroz branco, farinha branca e grãos refinados.

É aconselhado também evitar ou diminuir o consumo de açúcares adicionados, como refrigerante, sorvete, chocolate, bolo e biscoitos, por exemplo.

Isso porque os carboidratos presentes nestes alimentos são absorvidos muito rapidamente e aumentam bruscamente a glicose no sangue.

5. Ter boas noites de sono

Ter boas noites de sono, dormindo de 7 a 9 horas por dia, é uma ótima dica para controlar a diabetes. Isso porque o sono insuficiente por aumentar a resistência à insulina

Algumas formas de melhorar a qualidade do sono são: criar uma rotina relaxante antes de dormir, como tomar um banho morno, ler, manter o quarto escuro e fresco e evitar o uso de TV ou outros eletrônicos no quarto.

Leia também: 6 benefícios de dormir bem tuasaude.com/os-beneficios-de-dormir-bem

6. Monitorar a glicemia

Monitorar a glicemia, ou açúcar no sangue, é fundamental para controlar a diabetes.

Verificar regularmente os níveis de glicose no sangue ajuda a detectar o excesso de açúcar no sangue precocemente, permitindo o tratamento adequado.

A monitorização da glicemia pode ser feita com o monitor contínuo, por meio de um sensor, ou um teste de glicemia capilar, por exemplo.

7. Manter o peso ideal

Manter o peso ideal ou alcançar o peso ideal, é importante para controlar a diabetes, principalmente no tipo 2.

Isso porque o controle do peso ajuda a melhorar a sensibilidade da insulina, além de diminuir o risco de doenças cardíacas, AVC e complicações renais.

8. Reduzir o consumo de álcool

É recomendado reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool pode provocar quedas acentuadas nos níveis de açúcar no sangue.

Isso pode acontecer especialmente ao consumir o álcool sem alimentos ou junto com medicamentos como insulina e sulfonilureias.

9. Fazer refeições em horários regulares

Fazer as refeições em horários regulares, de 3 em 3 horas, com o máximo de 4 horas entre cada refeição, é importante para controlar a diabetes.

Isso porque essa regularidade das refeições ajuda a evitar a hipoglicemia, que é quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos, causando tonturas, desmaios ou convulsões.

Os horários regulares para as refeições também ajudam a evitar o consumo excessivo de alimentos.

Leia também: Hipoglicemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-hipoglicemia

10. Parar de fumar

Para controlar a diabetes, é recomendado parar de fumar, pois o cigarro piora essa doença e aumenta o risco de complicações graves e mortalidade.

11. Usar medicamentos

O uso dos medicamentos indicados pelo médico, é fundamental para controlar a diabetes, pois equilibram os níveis de açúcar no sangue, evitando possíveis complicações, como retinopatia e insuficiência renal, por exemplo.

Assim, o médico pode recomendar o uso de metformina, glimepirida ou gliclazida, por exemplo. Confira outros medicamentos para diabetes.

Vídeos relacionados

Mounjaro, Ozempic e Wegovy: Quem pode usar, como agem e efeitos colaterais

06:25 | 13.115 visualizações

MELHORES EXERCÍCIOS PARA DIABETES

03:55 | 370.362 visualizações

Gases, Açúcar e Atividade Física | Com Drauzio Varella (2/2)

07:17 | 211.517 visualizações