Tratamento para hipoglicemia

O tratamento para hipoglicemia vai depender da gravidade de seus sintomas e se o indivíduo é diabético ou não. Por norma, aconselha-se que ao perceber os sintomas de hipoglicemia que incluem tontura, suor frio, visão turva e enjoo, o indivíduo coma algo doce ou ingira algum alimento rico em carboidrato como 1 bolo por exemplo, para que o açúcar chegue mais rápido ao sangue. Mas além disso é importante saber como evitar episódios de hipoglicemia para evitar sofrer com este mal.

Tratamento emergencial da hipoglicemia

O tratamento emergencial da hipoglicemia consiste em oferecer algo doce para o indivíduo comer. Pode ser 1 copo de água com 2 colheres de açúcar ou 1 pão doce, por exemplo. Após alguns minutos a taxa de glicose no sangue irá subir um pouco, mas para que ela se mantenha constante é recomendado que o indivíduo faça uma refeição saudável e balanceada pouco tempo depois e não fique mais de 3 horas sem comer nada.

Tratamento natural da hipoglicemia

Um ótimo tratamento natural para hipoglicemia é tomar diariamente o chá das raízes de dente-de-leão. Estas raízes contém aproximadamente 2% de insulina natural e por isso é muito eficiente no controle da diabetes, mas seu uso deve ser orientado pelo médico.

Para o chá: Ferver 1 colher de sopa das raízes de dente-de-leão com 500 ml de água, deixar esfriar, e beber 1 xícara a seguir. Deve-se tomar 2 xícaras deste chá por dia, no horários dos lanches da manhã e da tarde.

Tratamento medicamentoso da hipoglicemia

O tratamento medicamentoso da hipoglicemia é recomendado principalmente para diabéticos insulino dependentes. Neste caso, recomenda-se que o indivíduo tome a insulina na dose recomendada pelo médico em SOS.

Recomendações gerais para o tratamento da hipoglicemia

Algumas recomendações gerais para o tratamento da hipoglicemia são:

  • Diminuir o consumo do açúcar branco, café, álcool e de alimentos preparados com farinha de trigo;
  • Fazer ao menos 4 refeições diárias contendo frutas e verduras em pelo menos 2 delas;
  • Seguir uma dieta orientada por um nutricionista que tenha quantidades ideais de carboidratos;
  • Evitar as bebidas alcoólicas;
  • Fazer exercícios físicos de forma regular e moderada;
  • Diminuir o estresse diário.

A hipoglicemia é o sinal de falta de açúcar no sangue que comummente afeta pessoas diabéticas, mas que pode atingir também pessoas saudáveis após um  período de jejum prolongado.

Quem sofre de diabetes deve ter um aparelho para medir a glicose no sangue e usá-lo diariamente. É muito importante saber os níveis de açúcar no sangue todos os dias, para saber exatamente o que comer e o que não comer, para evitar quadros de hipoglicemia ou de hiperglicemia, mantendo os níveis de açúcar no sangue sempre normais.

Links úteis:

Mais sobre este assunto: