Desenvolvimento do bebê - 38 semanas de gestação

publicidade

Nas 38 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, é comum a barriga ficar dura e haver cólicas intensas, que são as contrações que podem ainda ser as de treinamento ou já serem as contrações do parto. A diferença entre elas é a frequência com que aparecem.

Desenvolvimento do feto com 38 semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 38 semanas de gestação está completo, e por isso se o bebê ainda não nasceu, provavelmente só irá engordar. A gordura fica acumulada sob a pele, e se a placenta estiver sadia, o bebê continua crescendo.

A gordura também está sendo armazenada nas bochechas e isto faz com que o bebê fique mais rechonchudo. 

A aparência é a de um bebê recém-nascido, mas ele possui um verniz gorduroso e branco que reveste todo o corpo.

À medida que o espaço no útero vai diminuindo, o bebê começa a ficar com menos espaço para se movimentar. Mesmo assim deverá sentir o bebê mexer pelo menos 10 vezes ao dia. Se isto não acontecer, avise ao médico.

Tamanho do feto com 38 semanas de gestação

O tamanho do feto com 38 semanas de gestação é de aproximadamente 49 cm e ele pesa cerca de 3 kg.

Fotos do feto com 38 semanas de gestação

Alterações na mulher com 38 semanas de gravidez

As alterações na mulher com 38 semanas de gestação incluem o cansaço, inchaço das pernas e aumento do peso. Nesta fase é normal a barriga ficar dura e haver uma sensação de cólica forte. Neste caso, o que se deve fazer é observar quanto tempo dura esta cólica e se ela respeita um certo ritmo. As contrações provavelmente serão cada vez mais frequentes, e cada vez mais próximas umas das outras.

Quando as contrações ocorrem num certo padrão de tempo, a cada 40 minutos ou a cada 30 minutos, é recomendado entrar em contato com o médico e ir para o hospital, pois a hora do bebê nascer está próxima.

Se ainda não sentiu nenhuma contração, não deve se preocupar, o bebê poderá esperar até as 40 semanas para nascer, sem nenhum problema.

A barriga da mãe poderá ficar mais baixa, pois o bebê poderá se encaixar nos ossos da bacia, o que geralmente ocorre 15 dias antes do parto. 

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 30/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.