O que fazer quando a bolsa estourar

publicidade

Quando a bolsa de líquido amniótico estourar, não entre em pânico, limpe-se, coloque um absorvente noturno e vá para o hospital ou maternidade pois tudo indica que seu bebê vai nascer. O absorvente vai ajudar os médicos a perceber a coloração e a quantidade de líquido amniótico perdida, avaliando se há algum risco para a mulher ou para o bebê.

É recomendado ir para o hospital sempre que houver suspeita de ruptura da bolsa de líquido amniótico, pois mesmo quando a mulher não percebe a saída de uma grande quantidade de água, qualquer laceração por menor que seja pode facilitar a entrada de microorganismos, afetando o bebê.

Sinais de rompimento da bolsa de líquido amniótico

Um sinal que evidencia o rompimento da bolsa de líquido amniótico é a saída de um líquido transparente, turvo ou ligeiramente amarelado, semelhante a urina, mas sem cheiro e que não se consegue controlar sua saída. Outro bom sinal é ao fazer xixi observar no vaso sanitário se o líquido possui alguns pequenos "grumos".

A bolsa pode romper em qualquer fase da gravidez, mas só é esperada a partir das 38 semanas de gestação. Ela pode ocorrer quando a mulher realiza algum esforço, caminha ou está dormindo, e não dói.

A bolsa rompeu mas não tenho contrações, quanto tempo devo esperar?

Geralmente as contrações uterinas que marcam o início do trabalho de parto iniciam-se espontaneamente até 48 horas do rompimento da bolsa de líquido amniótico, mas por medidas de segurança assim que a bolsa romper é aconselhado ir para o hospital, pois há risco de infecção, já que o bebê está menos protegido. 

No hospital o médico poderá esperar algumas horas para verificar se as contrações se iniciam, poderá induzir o parto normal com o uso de hormônios sintéticos ou dar início à cesárea, dependendo de cada caso.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 31/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.