Cortisona

publicidade

A cortisona ou corticosteroide são medicamentos que agem como anti-inflamatório e imunossupressor. Esta classe de medicamento pode ser administrada em forma de comprimidos, pomadas, cremes ou de forma injetável. Porém, qualquer medicamento a base de  cortisona, por via oral, deve ser tomado com alimentos para reduzir o seu efeito no trato gastrointestinal.

Remédios à base de Cortisona

Existem muitos medicamentos à base de cortisona, como o Betnelan, Depo-medrol, Meticorten, Celestone, Calcort, Solu- cortef, Decadron ou Flebocortide.

Efeitos colaterais da Cortisona

Alguns efeitos colaterais da toma da cortisona são: engordar pois ele aumenta o apetite, hematomas, aumento da pressão arterial, fraqueza, dor de cabeça, acne ou insônia.

Cuidados ao utilizar Cortisona

Durante o tratamento com a cortisona é preciso ter alguns cuidados como: a dieta deve ser suplementada com alimentos ricos em proteína, cálcio, vitamina D , potácio, vitamina A e vitamina C, pois um dos riscos é o desenvolvimento de osteoporose, especialmente quando seu uso é prolongado no tempo.

Monitorar eletrólitos, glicemia, pressão arterial, peso, a função renal e o crescimento em crianças em caso de tratamentos longos também é importante.

Contraindicações da Cortisona

A cortisona é contraindicada durante a gestação ou lactação. Os pacientes com diabetes, insuficientes renais e epilético devem ter cautela com a utilização desta classe de medicamento, sempre ingerido sob recomendação e supervisão médica.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 22/06/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.