Síndrome de Stevens-Johnson

publicidade

A Síndrome de Stevens-Johnson é um tipo grave de eritema multiforme, podendo ser fatal. Essa doença é caracterizada por lesões avermelhadas que costumam aparecer na boca, olhos, uretra, vagina e ânus.

As lesões tem o formato de bolhas ou vesículas e se manifestam de forma tão agressiva que levam a alterações no sistema nervoso central, sistema gastrointestinal, rins e coração.

Geralmente, a Síndrome de Stevens-Johnson é uma reação alérgica a medicamentos como a Penicilina e antibióticos que contêm sulfa. Ela surge de forma repentina entre 1 e 3 semanas após o indivíduo usar ao medicamento.

Sintomas da Síndrome de Stevens-Johnson

Os sintomas da Síndrome de Stevens-Johnson incluem:

  • Lesões avermelhadas em todo o corpo;
  • Alterações no sistema nervoso;
  • Insuficiência respiratória;
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Dores nas articulações;
  • Conjuntivite;
  • Perda de funções orgânicas.

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Diagnóstico da Síndrome de Stevens-Johnson

O diagnóstico da Síndrome de Stevens-Johnson é feito através da observação das lesões, que contêm características específicas como as cores e as formas. Exames de sangue, urina e amostras das lesões são indicados quando existe suspeita de infecções secundárias.

Tratamento para a Síndrome de Stevens-Johnson

No tratamento para a Síndrome de Stevens-Johnson, é suspenso o uso de qualquer medicamento que possa ter causado a doença.

Para diminuir o desconforto das lesões, são utilizadas compressas de água fria e cremes neutros que hidratam a pele. O uso de corticóides deve ser feito com cautela, uma vez que podem aumentar o risco de morte desses pacientes.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 06/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.