Como eliminar Gases

publicidade

Alguns conselhos úteis para eliminar os gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal são tomar um chá de erva-cidreira e caminhar por alguns minutos. Para o chá coloque 1 colher de sopa da erva-cidreira e 1 colher de sopa de erva-doce em uma xícara com água fervente e deixe repousar por 5 minutos. Quando amornar, coe e tome a seguir, sem adoçar, pois o açúcar e o mel podem aumentar a produção de gases.

Outras boas dicas para eliminar os gases são:

  • Tomar um remédio para gases: A dimeticona é o princípio ativo do Luftal, um bom remédio para gases.
  • Fazer um exercício para gases: Um bom exercício para eliminar gases é se deitar de barriga para cima, dobrar os joelhos e pressionar os joelhos contra a barriga, abraçando as pernas, como mostra a imagem abaixo. Esse exercício pressiona o intestino e, assim, os gases saem mais facilmente, sendo uma ótima opção para crianças e bebês.
  • Fazer uma massagem abdominal: Faça uma massagem na região abdominal que está inchada ou dolorida com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo, seguindo a direção das setas que mostra a segunda imagem.
  • Tomar um suco laxante: Faça um suco de laranja batido com mamão e tome várias vezes ao dia, para facilitar a eliminação das fezes que podem estar causando os gases.

Os gases intestinais são produzidos devido à fermentação dos alimentos no tubo digestivo e que muitas vezes causam dor e desconforto como inchaço na barriga e barulhos. As dores de gases podem ser muito agudas podendo algumas vezes ocorrer em outras partes do corpo além do abdômen e até ser confundidas com dores cardíacas.

Assista o vídeo e saiba que alimentos devem ser eliminados da alimentação para acabar com os gases intestinais:

Causa dos gases em excesso

Os gases são constantemente produzidos e são naturalmente eliminados. Mas, quando há o consumo de alimentos que causam gases e prisão de ventre ao mesmo tempo, eles podem se acumular no intestino, deixando a barriga dura, inchada, causando desconforto e distensão abdominal. Quando isso acontece, deve-se evitar comer alimentos que causam gases e investir nos que sejam ricos em fibras, além de beber bastante água para facilitar a eliminação das fezes e, consequentemente, os gases.

Como eliminar os gases na gravidez

O acúmulo de gases associado à prisão de ventre é uma situação comum no final da gravidez. Nesse caso, o que as grávidas podem fazer é tomar um laxante, sob orientação médica, ou fazer um micro clister em casa. O citrato de sódio (Microlax) é um bom exemplo deste medicamento.

Praticar exercícios leves e optar pelo consumo de frutas laxantes também é uma ótima opção para eliminar os gases e acabar com as dores que eles provocam.

Veja outras soluções caseiras para acabar com os gases:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 28/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.