Como eliminar gases intestinais

PUBLICIDADE

Um bom remédio caseiro para eliminar os gases presos é tomar um chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos, porque assim os gases saem naturalmente. 

As dores de gases podem ser muito agudas e até ser confundida com dores cardíacas, deve ser tratada para melhorar a qualidade de vida do adulto ou da criança.

Como aliviar os gases rapidamente

Para se livrar dos gases rapidamente comprima o abdômen deite de barriga para cima dobrando os joelhos em cima da barriga, pressionando, como mostra a imagem abaixo. Essa é uma ótima opção para crianças e bebês, também.

Outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo, seguindo a direção das setas que mostra a segunda imagem.

Além disso: 

  1. Tome o chá de erva-cidreira com funcho 3 vezes por dia, porque ele possui propriedade antiespasmódica que diminui a dor e a caminhada mobiliza as fezes e os gases, facilitando sua saída.
  2. Tome um suco laxante de laranja batido com mamão e aveia, e tome várias vezes ao dia, para facilitar a eliminação das fezes que podem estar causando os gases.
  3. Tome um remédio para gases: Como Dimeticona (Luftal), Carvão vegetal ou Almeida Prado 48, mais exemplos em: Remédio para gases.

Se mesmo ao seguir estas orientações, ainda continuar com gases presos, experimente fazer um clister em casa para eliminar as fezes e juntamente os gases, um remédio indicado é um Fleet enema, por exemplo.

Assista o vídeo e saiba mais dicas para se livrar dos gases: 

Os gases intestinais são produzidos devido à fermentação dos alimentos no tubo digestivo e que muitas vezes causam dor e desconforto como inchaço na barriga e barulhos. As dores de gases podem ser muito agudas e por isso deve ser tratada o quanto antes.

Causa dos gases em excesso

Os gases são constantemente produzidos e naturalmente eliminados, mas, quando há o consumo de alimentos que causam gases e prisão de ventre ao mesmo tempo, eles podem se acumular no intestino, deixando a barriga dura, inchada, causando desconforto e distensão abdominal.

Quando isso acontece, deve-se evitar comer alimentos que causam gases e investir nos que sejam ricos em fibras, além de beber bastante água para facilitar a eliminação das fezes e, consequentemente, os gases.

Como eliminar os gases na gravidez

O acúmulo de gases associado à prisão de ventre é uma situação comum no final da gravidez. Nesse caso, o que as grávidas podem fazer é tomar um laxante, sob orientação médica, ou fazer um micro clister em casa. O citrato de sódio (Microlax) é um bom exemplo deste medicamento.

Praticar exercícios leves e optar pelo consumo de frutas laxantes também é uma ótima opção para eliminar os gases e acabar com as dores que eles provocam.

Veja outras soluções caseiras para acabar com os gases:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE