Remédio caseiro para gases

PUBLICIDADE

Um excelente remédio caseiro para eliminar os gases intestinais é tomar um chá de ervas recentemente preparado, como por exemplo o chá de erva-doce, genciana, folhas de abacateiro ou cardomomo, por exemplo porque estas plantas possuem propriedades anti-espasmódicas para facilitam a passagem das fezes pelo intestino, aliviando a dor e diminuindo naturalmente a produção de gases.

Chá de erva-doce para eliminar os gases

Um ótimo remédio caseiro para gases, sem contraindicações, é o chá de erva-doce porque ele possui propriedade anti-espasmódica e é muito eficaz contra as cólicas provocadas por pequenos espasmos gastrointestinais, especialmente a flatulência.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de erva-doce
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicione a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Beber várias vezes ao dia, sem adição de açúcar porque o açúcar favorece a formação dos gases.

Chá de genciana para eliminar os gases

A genciana é um excelente remédio caseiro contra os gases intestinais e estomacais. A genciana é uma planta medicinal utilizada a muitos anos para combater problemas digestivos, sua eficácia é provada cientificamente devido sua ação reguladora de movimentos peristálticos e sua estimulação na produção de suco gástrico.

Ingredientes

1g de raízes secas de genciana
200 ml de água.

Modo de preparo

O chá é feito através da infusão, onde a água deve ser primeiramente fervida e só então as folhas de genciana devem ser adicionadas. O chá deve ficar em infusão durante 10 minutos, pois este é o tempo necessário para obter uma dose eficaz de substâncias ativas. O próximo passo é coar e beber uma xícara do chá de genciana várias vezes ao dia, de preferência antes das refeições.

Chá de folhas de abacateiro para eliminar os gases

Uma excelente solução caseira contra gases é o chá da folha do abacateiro. O chá com a folha do abacateiro é diurético e acalma o sistema gastrointestinal. Além de eliminar os gases, auxilia no tratamento de bronquite, diarreia e eliminação dos cálculos renais.

Ingredientes

Modo de preparo

As folhas do abacateiro devem ser fervidas por 5 minutos. A solução deve ser colocada em um recipiente e tampada, para que descanse por 10 minutos. Para diminuição dos gases uma xícara do chá deve ser bebida de hora em hora.

Chá de cardomomo para eliminar os gases

Um bom remédio caseiro contra gases é o chá de Cardomomo porque ele alivia sintomas como mal-estar, fadiga e inchaços do abdômen.

Ingredientes

  • 2 g das sementes de cardomomo (Elletaria cardamomum L.)
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar o cardomomo na água fervente e deixar repousar por 10 minutos, coar e beber após as refeições. Deve-se ter cuidado ao administrar as doses do chá, pois altas dosagens podem provocar vômitos.

Exercício para eliminar os gases

Um ótimo exercício para ajudar a eliminar os gases intestinais é comprimir a região abdominal como mostra a imagem a seguir, porque isto ajuda na eliminação dos gases, aliviando o desconforto.

O exercício consiste em deitar-se de barriga para cima, dobrar as pernas e apertá-las contra a a barriga. Este exercício deve ser repetido por 10 vezes seguidas.

Além de tomar os chás e fazer este exercício é recomendado beber bastante água, caminhar ou andar de bicicleta e comer alimentos ricos em fibras, como os legumes, frutas e as folhas verde-escuro pois ajudam a controlar a formação de gases no intestino.

Veja outras formas de eliminar os gases:

Confira as dicas da nutricionista para eliminar os gases:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE