Melhores chás para combater gases intestinais

Os chás de ervas são ótimos para ajudar a eliminar os gases intestinais, diminuindo o inchaço e a dor abdominal, e podem ser tomados assim que os sintomas aparecerem ou na rotina diária, por pessoas que têm tendência a formar gases.

Além dos chás, também é importante praticar exercícios físicos, beber bastante água e fazer uma alimentação leve à base de sopas, verduras, legumes e frutas, evitando alimentos que causam gases, como feijão, batata, repolho e couve-flor.

Chá de erva-cidreira

O chá de erva cidreira com funcho é ótimo para ajudar a eliminar os gases intestinais porque essas ervas possuem propriedades medicinais que vão ajudar a diminuir a formação de gases no intestino, ajudando também a combater a prisão de ventre, que é uma das causas do acúmulo de gases.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa da erva-cidreira
  • 1 colher de sopa de funcho
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo: Colocar a erva cidreira e o funho na xícara e cobrir com água fervente. Tampar e deixe a mistura amornar, coando antes de beber. É importante não adicionar açúcar ou mel, pois eles também favorecem a produção de gases.

Chá de carqueja

Para combater os gases, deve-se tomar 1 xícara de chá de carqueja logo após as refeições principais.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de carqueja
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo: Adicionar a carqueja em uma xícara com água fervente, tampar e deixar descansar por 15 minutos. Coar e beber sem adoçar até 3 xícaras por dia.

Melhores chás para combater gases intestinais

Chá de Gengibre

Além de eliminar os gases, os gengibre também pode ser usado para ajudar a combater náuseas e vômitos.

Ingredientes:

  • 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e esperar amornar. Coar e beber sem adicionar açúcar.

Chá de erva-doce

Além do chá, para combater os gases e melhorar cólicas e dor de estômago, também pode-se optar por mastigar algumas sementes de erva-doce.

Ingredientes:

  • 1 colher de erva-doce
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo: Colocar a erva-doce em uma xícara e cobrir com a água fervente. Deixar esfriar, coar e beber a seguir de 2 a 3 vezes por dia após as refeições.

Caso os gases intestinais provoquem muita dor abdominal e desconforto, pode-se tomar também um medicamento laxante ou usar um supositório de glicerina para conseguir eliminar as fezes que estejam impedindo a saída dos gases.

Além dos chás, veja outras dicas para eliminar os gases intestinais.

Mais sobre este assunto: