Colesterol

publicidade

O colesterol é um tipo de gordura presente nas células, fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol total alto no sangue aumenta o risco de doenças cardiovasculares e, por isso, é importante que seus valores estejam equilibrados, o que pode ser conseguido com uma dieta pobre em gorduras e a prática regular de exercícios físicos.

Colesterol HDL

O colesterol HDL é conhecido como o colesterol bom. Ele é produzido pelo organismo, sendo fundamental para o bom funcionamento do corpo. Para aumentar os níveis de colesterol HDL no organismo, o que se deve fazer é emagrecer, adotando uma dieta pobre em gorduras e praticando exercícios físicos com regularidade. Ter o colesterol HDL baixo no organismo é prejudicial à saúde. O ideal é tê-lo sempre acima de 40mg/dl, pois o valores de referência do HDL são:

BaixoIdeal
Colesterol HDL (bom)< 40 mg/dl para homens
< 50 mg/dl para mulheres
acima de 60 mg/dl

Colesterol LDL

O colesterol LDL é o colesterol mau. Ele é considerado alto quando é igual ou superior a 130 mg/dL. Quando o nível de colesterol LDL está alto começa a haver deposição de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura que, com o tempo, podem dificultar a passagem do sangue e levar a um ataque cardíaco ou AVC, por exemplo. Para diminuir o colesterol LDL no sangue, deve-se seguir uma dieta pobre em açúcar e em gordura e praticar alguma atividade física pelo menos 3 vezes por semana. O valor de referência do LDL é de:

AltoBaixo (normal)Ideal
Colesterol LDL (mau)acima de 130 mg/dlabaixo de 130 mg/dlabaixo de 100 mg/dl

Pacientes que têm outros fatores de risco associados para doença cardíaca, como diabetes, hipertensão, obesidade, precisam ter seu nível de colesterol LDL ainda mais baixo, próximo ou abaixo de 100mg/dl.

Colesterol VLDL

O colesterol VLDL transporta os triglicerídeos e também aumenta o risco de doenças cardíacas. O valor de referência do VLDL é de:

AltoBaixoIdeal
Colesterol VLDLacima de 40 mg/dlabaixo de 30 mg/dlaté 30 mg/dl

Colesterol Total

O colesterol total é a soma do HDL, LDL e do VLDL. Ter o colesterol total alto representa um risco elevado de doenças cardiovasculares e, por isso, seus valores não devem ultrapassar os 200mg/dl. O colesterol total acima de 200 ainda não é muito preocupante, mas o indivíduo deverá reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura para evitar que o colesterol fique muito alto e seja prejudicial à saúde. Os valores de referência para o colesterol são:

Ideal

Colesterol Total

  • <200 mg/dl

Colesterol Alto

O colesterol alto é diagnosticado num exame de sangue chamado lipidograma já que ele não apresenta sintomas. Quando o indivíduo descobre que seu colesterol está alto, o que se recomenda fazer é seguir uma dieta pobre em gordura e em açúcar e praticar exercícios regularmente. Em caso de não resposta ao tratamento inicial, pode-se utilizar remédios para o colesterol, como as estatinas, sob orientação médica. Algumas dicas do que se pode comer para baixar o colesterol alto são:

  • Frutas, verduras, legumes, carnes magras, como peito de frango e filé de peixe e laticínios light. Um ótimo remédio caseiro para baixar a taxa de colesterol no sangue é tomar diariamente 1 copo de suco de laranja batido com berinjela.

Links Úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 11/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.