Peso ideal

publicidade

​O intervalo de peso ideal do adulto pode ser calculado através da fórmula do índice de massa corporal (IMC), uma vez que o peso deve ser um valor que permita manter o IMC dentro do intervalo de 18,5 a 24,9 Kg/m².

Veja como calcular o IMC em: Valores ideais do IMC.

O valor de peso ideal ajuda a evitar situações de excesso de peso ou desnutrição, pois permite que o nutricionista e o professor de educação física orientem a dieta e plano de exercícios do indivíduo.

Como calcular o peso ideal

Para calcular o intervalo de peso ideal é necessário multiplicar o valor mínimo de IMC pela altura e repetir o mesmo cálculo para o valor máximo de IMC, como mostram as imagens abaixo:

O exemplo acima mostra o cálculo do peso ideal de um adulto com 1,80 m de altura, resultando num valor de peso ideal mínimo de 60 Kg e num peso de valor ideal máximo de 80 Kg. Isto é, o indivíduo com 1,80 m de altura deve ter um peso entre os 60 e os 80 Kg para que o seu peso seja considerado ideal.

Quando o indivíduo está fora do seu valor de peso ideal, deve consultar um nutricionista para iniciar uma dieta adaptada às suas necessidades, de forma a aumentar ou diminuir de peso. Além disso, também deve consultar um professor de educação física para iniciar um plano de exercícios adequado.

Descubra como avaliar o peso ideal nas crianças: Peso ideal da menina e Peso certo do menino.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/07/2014 Última atualização da página: 18/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.