Peso ideal

publicidade

Manter o peso ideal é importante para evitar complicações como obesidade e diabetes ou até mesmo a desnutrição, quando o indivíduo está muito abaixo do peso. Para calcular o peso ideal deve-se fazer um simples cálculo matemático, levando em consideração sua idade, peso e altura.

Como calcular o peso ideal

Para calcular o intervalo de peso ideal é necessário fazer dois cálculos diferentes. O primeiro cálculo consiste em descobrir o seu índice de massa corporal, através da fórmula: peso ÷ (altura x altura). Mais detalhes em: IMC.

A seguir deve-se multiplicar o valor mínimo de IMC pela altura e repetir o mesmo cálculo para o valor máximo de IMC, como mostram as imagens abaixo:

O exemplo acima mostra o cálculo do peso ideal de um adulto com 1,80 m de altura. Neste caso o indivíduo deve ter no mínimo 60 e no máximo 80 Kg.

Veja qual o peso ideal das crianças: Peso ideal da menina e Peso certo do menino.

Como chegar ao peso ideal

Quando o indivíduo está fora do seu valor de peso ideal, deve consultar um nutricionista para iniciar uma dieta adaptada às suas necessidades, para aumentar ou diminuir de peso. Além disso, também deve consultar um professor de educação física para iniciar um plano de exercícios adequado.

Para quem está baixo do peso ideal e quer engordar, é também importante ingerir alimentos ricos em proteínas como ovo, queijo, leite e derivados, frango ou salmão e comer de 2 em 2 horas, para consumir mais calorias. Veja um exemplo de dieta para aumentar de peso em: Dieta para engordar.

Já para quem está acima do peso ideal e quer emagrecer, é essencial aumentar o consumo de alimentos como berinjela, gengibre, salmão, e as sementes de linhaça, por exemplo, pois aceleram o metabolismo, ajudando a emagrecer. Confira outros exemplos de alimentos que ajudam a emagrecer em: Alimentos que ajudam a emagrecer.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade