Colesterol LDL

publicidade

O colesterol LDL é o colesterol mau. Quando ele está alto, gera o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias e, consequentemente, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Ele é considerado alto, quando seus níveis são iguais ou superiores a 130 mg/dL.

Colesterol LDL alto

O colesterol (LDL) alto é ruim para a saúde por participarem da formação das placas de ateromas nos vasos do coração e ou cerebral, diminuindo a passagem de sangue dentro delas e podendo levar ao infarto ou acidente vascular cerebral.

Ele é causado por fatores hereditários, sedentarismo, dieta e idade. O Colesterol (LDL) é particularmente perigoso, pois não apresenta sintomas. Seu tratamento é feito com simples mudanças na alimentação, prática regular de atividade física e tomada de medicações específicas que devem ser prescritas pelo médico.

Sintomas do colesterol LDL alto

O colesterol (LDL) alto não apresenta nenhum sintoma, por isso recomenda-se a realização de exames laboratoriais de rotina dos níveis de colesterol total e frações. A recomendação para realização desses exames deve ser individualizada. Indivíduos com fatores de riscos associados, como hipertensão, diabetes, tabagismo ou que apresentam história familiar de colesterol elevado, necessitam de um cuidado maior e devem realizar esses exames anualmente. 

Pode-se suspeitar  de colesterol LDL alto quando se está acima do peso ideal e quando se faz uma alimentação desregrada, na qual são permitidos refrigerantes, frituras, carnes gordas e doces.

Valores de referência para o colesterol LDL

O valor de referência para o colesterol LDL é de até 130 mg/dl, mas aconselha-se mantê-lo sempre abaixo de 100 mg/dl, principalmente em pacientes de risco elevado de apresentarem doenças coronarianas ( hipertensos, diabéticos).

Como baixar o colesterol LDL

Para baixar o colesterol LDL, recomenda-se a prática de exercícios regulares e uma dieta rica em frutas, legumes e verduras. Carnes magras e alimentos fonte de ômega 3, 6 e 9 são também indicados para diminuir o colesterol mau e aumentar o colesterol bom.

É importante que o indivíduo saiba que este tratamento deverá ser feito por toda a vida.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 04/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.