Colesterol HDL

publicidade

O colesterol HDL é o colesterol bom, que haje eliminando os depósitos de gordura no interior das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas. O colesterol HDL baixo é perigoso, quando encontra-se em concentrações menores que 60mg/dl no sangue.

O que causa o colesterol HDL baixo é, principalmente, a alimentação rica em gorduras, não praticar exercícios físicos de forma regular, o hábito de fumar e a diabetes.

Colesterol HDL baixo

O colesterol HDL baixo, ou seja, menor do que 40mg/dl, aumenta o risco do indivíduo sofrer de doenças cardiovasculares porque leva ao acúmulo de placas de gordura nas artérias.

O colestrol HDL baixo na criança surge em crianças com história familiar de doenças cardiovasculares e em crianças obesas que consomem muito açúcar e que não praticam nenhuma atividade física. O exame de sangue para o colesterol deve ser feito nessas crianças a partir dos 2 anos de idade.

Como aumentar o colesterol HDL

Para aumentar o colesterol HDL recomenda-se:

  • Adotar uma alimentação saudável, evitando o açúcar e os alimentos que contém gorduras trans, assim como consumo de alimentos com gordura vegetal, como côco, abacate, nozes, amêndoas e azeitona;
  • Aumentar o consumo de alimentos fonte de ômega 3, 6 e 9, como o salmão, atum e sardinha, pelo menos para 3 vezes por semana;
  • Praticar exercício físico regularmente.

Adotar este novo estilo de importante para baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

Sintomas de colesterol HDL baixo

O colesterol HDL baixo não produz sintomas e, por isso, é considerado silencioso. O indivíduo pode suspeitar estar com os níveis de colesterol bom (HDL) baixos se tiver gordura abdominal, for sedentário e tiver uma alimentação rica em gorduras e açúcares. Nestes casos, o indivíduo deve realizar um exame de sangue para avaliar o colesterol.

As consequências de HDL baixo estão relacionadas com o sistema cardiovascular e incluem:

  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Trombose venosa profunda;
  • Doenças arteriais;
  • Acidente vascular cerebral (AVC).

O risco de complicações de HDL baixo é maior em indivíduos com excesso de peso, pressão alta e fumantes.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 14/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.