Triglicerídeo

publicidade

O triglicerídeo é a menor partícula da gordura presente no sangue, que é um importante indicador para a avaliação do metabolismo das gorduras.

Para avaliar os triglicerídeos no organismo se faz um exame de sangue e depois se analisam os valores de referência que são:

  • Desejável < 150 mg/dl
  • Limite 150 - 199 mg/dl
  • Alto 200 - 499 mg/dl
  • Muito alto - 500 mg/dl

Quando o triglicerídeo está fora dos valores de referência não apresenta sintomas, mas podem surgir alguns sinais que demostram que os triglicerídeos estão em excesso, como o acúmulo de gordura na barriga ou em outras regiões do corpo, assim como pequenas bolsas de cor pálida que se formam na pele, geralmente na zona ocular.

Triglicerídeo alto

O triglicerídeo alto pode indicar risco aumentado de doença no fígado, pancreatite, diabetes descompensada, hipotiroidismo, infarto do miocárdio, ingestão alta de açúcares e ou gorduras.

O triglicerídeo fica elevado no sangue devido ao consumo excessivo de gorduras ou de carboidratos, assim como devido à falta de atividade física.

Quando os triglicerídeos estão elevados é importante o acompanhamento médico para melhorar a alimentação, se aconselhar para o melhor execício físico e se necessário a prescrição de medicamento.

Triglicerídeo baixo

O triglicerídeo baixo surge geralmente quando há desnutrição, síndrome de má absorção, hipertiroidismo ou doença pulmonar obstrutiva crônica.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade