Cisto de Naboth

publicidade

O cisto de Naboth é um cisto pequeno que se forma na superfície do colo do útero e que resulta da acumulo de muco segregado pelas glândulas de Naboth que estão no colo do útero.

Os cistos de Naboth formam-se quando as glândulas produtoras de muco do colo do útero são cobertas por um tipo de célula semelhante as da pele, causando a obstrução dos canais por onde iria sair o muco. Quando isto acontece, as secreções de muco acumulam-se no interior das glândulas, provocando formação de um cisto arredondado à superfície do colo do útero.  

Estes cistos de Naboth são bastante comuns nas mulheres em idade reprodutiva, especialmente naquelas que já tiveram filhos. Os cistos não significam presença de câncer do útero.

Sintomas do cisto de Naboth

O cisto de Naboth, normalmente não apresenta nenhum sintoma, mas indica que houve uma infecção anterior ou recente que levou à irritação do colo do útero.

Os cistos de Naboth são diagnosticados muitas vezes por acaso pelo médico ginecologista durante um exame ginecológico. O cisto apresenta-se arredondado e com uma cor esbranquiçada que é visível e palpável no colo do útero durante o exame ginecológico de rotina.

A colposcopia e a biópsia podem ser utilizadas para avaliar as características do cisto e diferenciar de outras lesões, mas geralmente não é necessária biopsia.

Tratamento do cisto de Naboth

Normalmente os cistos de Naboth não necessitam de tratamento, mas em casos muito raros, os cistos podem aumentar muito de tamanho, alterando a forma do útero. Nesta situação, o ginecologista pode remover o cisto com recurso a um instrumento de calor que destrói o cisto ou utilizando um bisturi.

Cisto de Naboth e gravidez

Não existe nenhuma relação entre os cistos de Naboth e a gravidez. Eles também não causam infertilidade nem prejudicam a fertilização e gestação do bebê. 

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 05/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.