Cisto hemorrágico

publicidade

Cisto hemorrágico é uma bolsa cheia de líquido presente no ovário de algumas mulheres, que pode apresentar sangramento das suas próprias paredes, para o seu interior, enchendo-se de sangue ou jorrando sangue para o ovário.

Os cistos hemorrágicos aparecem e desaparecem naturalmente ao longo dos ciclos menstruais, e geralmente não apresentam sintomas nem necessitam de tratamento. Porém, nos casos mais graves pode ser necessário cirurgia.

O cisto hemorrágico não impede a gravidez nem altera a fertilidade da mulher, mas pode dificultar a gravidez devido a ovulação comprometida.

Sintomas do cisto hemorrágico

Os sintomas do cisto hemorrágico no ovário podem ser:

  • Dor do lado esquerdo da barriga, quando há cisto hemorrágico no ovário esquerdo;
  • Dor do lado direito da barriga, quando há cisto hemorrágico no lado direito;
  • Cólica;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Atraso da menstruação;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Emagrecimento sem causa aparente;
  • Sinais de anemia como fraqueza, palidez, cansaço ou tonturas;
  • Sensibilidade nas mamas.

Estes sintomas surgem quando o cisto fica muito grande, devido ao acumulo de sangue no seu interior, causando pressão nas paredes do ovário, e são mais evidentes durante a menstruação.

Quando um cisto hemorrágico se rompe pode haver ainda sensação de queimação na barriga. Neste caso é recomendada uma consulta médica urgente com um ginecologista.

Tratamento do cisto hemorrágico

Geralmente o tratamento do cisto hemorrágico consiste no uso de analgésicos, sob orientação médica, pois os cistos tendem a desaparecer naturalmente ao fim de 2 ou 3 ciclos menstruais.

Sacos de água quente, almofadas de aquecimento e gelo podem ser aplicados na região pélvica para estimular a circulação sanguínea e aliviar a dor e a inflamação.

Os anticoncepcionais orais também ajudam no tratamento do cisto hemorrágico no ovário, pois diminuem a produção dos hormônios que estimulam o crescimento do cisto.

Em caso de rompimento do cisto hemorrágico há dor abdominal intensa e pode ser necessária uma cirurgia por laparoscopia para remover o cisto e parar a hemorragia. A recuperação da cirurgia é de aproximadamente 2 semanas.

O cisto hemorrágico não se torna câncer no ovário. A consulta com o médico ginecologista é muito importante para serem realizados exames e ser questionada a história familiar, principalmente em mulheres com história na família de câncer no ovário.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 17/10/2014 Última atualização da página: 30/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.