Sintomas de cisto na mama

publicidade

Na maior parte das vezes, o cisto na mama não gera sintomas, mas, caso a mulher apresente um cisto muito grande ou vários cistos pequenos, pode-se manifestar os seguintes sintomas:

  • Dor difusa em toda a mama
  • Presença de um ou de vários caroços na mama, que podem ser percebidos ao toque
  • Sensação de peso na mama
  • Inchaço da mama

O cisto pode afetar uma ou as duas mamas, porém, neste último caso, ela é chamada de doença da mama fibrocística, podendo ser necessário tratamento específico.

Em caso de suspeita, o médico deverá solicitar uma mamografia ou um ultrassom mamário para esclarecer a presença ou não do cisto na mama. Em geral, os cistos são benignos e não necessitam de tratamento.

Se a mulher sentir dores devido ao tamanho do cisto, o médico poderá realizar uma punção para a retirada do líquido que forma o cisto, aliviando assim os sintomas, dando fim ao cisto.

O cisto na mama não é um câncer nem representa perigo para a saúde. Eles são considerados normais e tendem a aparecer durante o período fértil da mulher, especialmente durante a menstruação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 06/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.