Sintomas de Cisto na Mama

Os cistos são alterações benignas comuns que surgem na maioria das mulheres entre 15 e 50 anos, e normalmente eles apresentam líquido no seu interior.

Na maior parte das vezes, a presença de cisto na mama não provoca sintomas, passando desapercebido pela mulher, mas em alguns casos ele pode causar dor e sensação de peso no seio. No entanto, quando o cisto cresce ou quando existem vários cistos pequenos, podem surgir os seguintes sintomas:

  • Dor difusa em toda a mama;
  • Presença de um ou de vários caroços na mama, que podem ser percebidos ao toque;
  • Sensação de peso na mama;
  • Inchaço da mama.
Sintomas de Cisto na Mama

O cisto pode afetar uma ou as duas mamas, e costuma aumentar de tamanho durante o período menstrual, reduzindo novamente logo em seguida.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de cistos na mama é feito através de exames de ultrassom mamária ou de mamografia, através dos quais o médico identifica o problema e avalia o tamanho do cisto.

Em geral, os cistos são benignos e não necessitam de tratamento, mas se a mulher sentir dores devido ao seu tamanho, o médico poderá realizar uma punção com agulha para a retirada do líquido que forma o cisto, o que elimina o problema.

O cisto na mama não é um câncer nem representa perigo para a saúde. Eles são considerados normais e tendem a aparecer durante o período fértil da mulher, especialmente durante a menstruação.

Para saber mais sobre a gravidade do problema, veja também:

Mais sobre este assunto: